VISITA TÉCNICA

Comissão vai averiguar condições de moradias no Beco do Padeiro

Ameaçados de remoção pela PBH, moradores e Defensoria Pública reivindicam permanência no local

quarta-feira, 25 Novembro, 2015 - 00:00

A situação atual dos moradores do Beco do Padeiro, a condição física do local e das vias, o sistema de escoamento de água e esgoto e a vulnerabilidade social das famílias que estão na área de risco junto à rodovia (BR-040), diante da mina d’água, serão verificadas in loco pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na próxima sexta-feira (27/11), a requerimento do vereador Adriano Ventura(PT). A atividade, aberta à participação de qualquer interessado, terá início às 10h, no Beco do Padeiro, atrás da Escola Estadual Clóvis Salgado, no final da Rua dos Violões, no Bairro Califórnia.

A ameaça de remoção de moradias do Beco do Padeiro, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da capital, em função da construção de uma avenida sanitária no local, foi objeto de audiência pública no último dia 10 de setembro na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.  Na ocasião, foi reivindicada, junto ao poder público, a manutenção das famílias e a preservação ambiental naquele espaço. A Defensoria Pública já impetrou ação civil pública em prol da permanência dos moradores, que pode ser facilitada com a possibilidade de transformação do Beco do Padeiro em Área Especial de Interesse Social (AEIS).

Requerente do debate, Adriano Ventura encaminhou, além de reuniões com representantes da prefeitura, o estabelecimento de parceria com o curso de Ciências Biológicas da PUC-Minas para identificação e inventário das árvores plantadas pelos moradores e a realização de um levantamento da história do local, com a contribuição de alunos do curso de Jornalismo, a fim de subsidiar o trabalho da Defensoria Pública. A visita técnica ao local juntamente com a Copasa para verificar as condições físicas do Beco, bem como o escoamento de água e esgoto, também foi deliberada na ocasião.

Convidados

Para acompanhar a visita, foram convidados os secretários municipais de Governo, Vítor Mário Valverde, de Obras e Infraestrutura, Josué Costa Valadão, e adjunto de Administração Regional Municipal Noroeste, Juracy Geraldo de Pinho; a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles Chenna; a coordenadora-geral da Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Cleide Nepomuceno; e o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Thiago Lourenço Castelo Branco.

A atividade é aberta à participação de qualquer vereador ou cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional