INFRAESTRUTURA DE SAÚDE

Usuários cobram melhorias para o Centro de Saúde Teixeira Dias

Equipamento atende um público de quase 14 mil pessoas, mas não contaria com espaço suficiente para esse contingente

sexta-feira, 21 Agosto, 2015 - 00:00
Vereadores e comunidade defenderam melhorias na infraestrutura de saúde da Regional Barreiro. Foto: Mila Milowski

Vereadores e comunidade defenderam melhorias na infraestrutura de saúde da Regional Barreiro. Foto: Mila Milowski

Moradores da Regional Barreiro lotaram o Plenário Helvécio Arantes nesta sexta-feira (21/8) para reivindicar melhorias em equipamentos de saúde locais. Eles participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Saneamento, realizada por requerimento dos vereadores Juliano Lopes (PTC) e Dr. Nilton (Pros).

Entre as queixas apresentados por usuários e representantes de associações de moradores está a alegação de existência de problemas infraestruturais no Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias, situado no Bairro Diamante. Atualmente, o equipamento atende um público de quase 14 mil pessoas, mas não contaria com espaço suficiente para esse contingente. Segundo relatos apresentados na audiência, a quantidade de salas para a prestação de alguns atendimentos, como atenção psicológica e de assistência social seria insuficiente, bem como o número de banheiros. A melhoria da infraestrutura, segundo funcionários do Centro de saúde, que conta com uma equipe composta por cerca de 70 pessoas, abriria portas para melhorar a atenção prestada ao público, bem como para incrementar as condições de trabalho dos funcionários. Apesar das queixas, vários usuários da unidade elogiaram o serviço prestado pela equipe local, destacando o bom relacionamento e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais.

Vila Pinho e Olaria

Além dos problemas no Centro de Saúde Teixeira Dias, moradores dos Bairros Vila Pinho e Olaria e de outras comunidades do entorno relataram dificuldade de acesso a outros postos de saúde do entorno, em função da distância e de deficiências na infraestrutura urbana, como a falta de passagens seguras sobre córregos e cursos d’água.  

Requerente da audiência, o vereador Juliano Lopes defendeu atenção redobrada sobre o tema, lembrando que saúde de qualidade é um direto básico da população. Posição semelhante foi defendida pelos vereadores Adriano Ventura (PT), Márcio Almeida (PRP) e Dr. Nilton (Pros). Tanto Lopes quanto Ventura chamaram atenção, ainda, para a necessidade de se incluir no orçamento municipal recursos para a construção de novos centros de saúde e para a requalificação daqueles em funcionamento.

Ações do Município

Gerente do Distrito Sanitário do Barreiro, Renata Mascarenhas reconheceu alguns dos problemas, mas afirmou que estão em curso medidas para qualificar os serviços. De acordo com ela, por meio de parceria público-privada, está prevista a reconstrução de cinco centros de saúde que estão em funcionamento, além da construção de mais quatro novas unidades no Barreiro, o que vai ajudar a desafogar o atendimento.

No tocante ao Centro de Saúde Teixeira Dias, a gestora explicou que a unidade não está contemplada entre aquelas que serão reconstruídas, mas afirmou que o governo está comprometido com a ampliação e qualificação do espaço. Faltariam, no entanto, disponibilidade orçamentária imediata para as obras.

Encaminhamentos

Como encaminhamento, o vereador Juliano Lopes informou que vai enviar indicação reivindicando ao Executivo a construção de novo Centro de Saúde no Bairro Olaria, bem como para a reconstrução da unidade Teixeira Dias e a realização de obras de infraestrutura urbana para facilitar o acesso de moradores aos equipamentos. Por sugestão do vereador Márcio Almeida, foi anunciada ainda a realização de visita técnica, com data a definir, ao posto de Saúde Teixeira Dias/Diamantes.

Presente na audiência, o ex-vereador e atual deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PRP) lembrou que aguarda a liberação de recursos empenhados no orçamento federal, frutos de emendas parlamentares por ele apresentadas. A sua expectativa é que os recursos contribuam, dentre outros aspectos, para melhorias na infraestrutura de saúde da região.

Veja o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional