PARLAMENTO JOVEM

Estudantes do ensino médio vão votar propostas na etapa regional

Integrantes do polo central do projeto discutem "Segurança Pública e Direitos Humanos"

segunda-feira, 24 Agosto, 2015 - 00:00

Alunos do ensino médio dos municípios integrantes do polo central do projeto Parlamento Jovem (Belo Horizonte, Betim, Ouro Preto e Ressaquinha) vão encerrar a etapa regional com a votação de propostas sobre o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”, na próxima quinta-feira (27/8), às 14h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Em outubro, seis dessas propostas serão encaminhadas ao Legislativo Estadual para serem discutidas juntamente com projetos dos demais municípios participantes. O Parlamento Jovem é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, PUC-Minas e câmaras municipais.

O tema central do PJ BH 2015 é “Segurança Pública e Direitos Humanos”, com os subtemas "Prevenção Social do Crime", "Novas Perspectivas para a Atuação Policial" e "Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência".

Na etapa estadual, as propostas aprovadas pelos 38 municípios participantes serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ao longo do projeto, estudantes do ensino médio foram preparados por alunos extensionistas da PUC Minas, aprendendo sobre Poder Legislativo e participando de atividades orientadas, voltadas ao desenvolvimento das habilidades de expressão, retórica e desinibição.

O Projeto

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O PJ estimula, entre estudantes de ensino médio e de graduação, uma reflexão sobre o papel do cidadão no contexto do Parlamento, proporcionando a eles uma visão sistêmica da comunidade, diagnosticando necessidades e buscando soluções, por meio de pesquisas, estudos e propostas, a serem encaminhadas ao poder público.

Superintendência de Comunicação Institucional