PRONTO ATENDIMENTO

Usuários cobram entrega de UPAs em quatro regiões da capital

Comissão composta por usuários, funcionários e conselheiros irá fiscalizar andamento das obras

quinta-feira, 25 Junho, 2015 - 00:00
Comissão composta por usuários, funcionários e conselheiros irá fiscalizar andamento das obras - Foto: Mila Milowski

Comissão composta por usuários, funcionários e conselheiros irá fiscalizar andamento das obras - Foto: Mila Milowski

O andamento das obras de seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foi debatido em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento nesta quinta-feira (25/6). Usuários das comunidades da Região Norte, Nordeste e Leste reclamaram do atraso da entrega dos equipamentos. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) apresentaram a situação das unidades. Foi encaminhada a criação de uma comissão composta por funcionários, usuários e conselheiros para fiscalizar a conclusão das obras.

Belo Horizonte tem oito UPAs, distribuídas nas nove regionais. Em 2014, foram feitos 570 atendimentos por dia, demanda que vem crescendo principalmente pela procura vinda por cidades da região metropolitana. Atualmente seis UPAs estão em obras. A intenção é ampliar os atendimentos e melhorar o serviço prestado, através da construção de novas instalações.

João Ademar da Mata é morador da Região Norte e presidente do conselho da UPA local. Ele conta que a unidade tem mais de 250 mil usuários. A presidente do Conselho Distrital Nordeste, Andrea Paiva, explica que a região tem 320 mil moradores e apenas uma UPA.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Sudecap apresentaram informações sobre as obras de cada unidade. A UPA Norte I será implementada na Via 240, Bairro Belmonte. A obra teve início em 2011 e deveria ter sido entregue em 2013, mas o contrato com a empresa acabou e não cabe aditivo. Uma nova licitação está sendo feita e há previsão de publicação do edital em novembro.

A UPA Leste será implementada na Avenida dos Andradas, Bairro Vera Cruz. As obras estão em fase de finalização e acabamento. A previsão de entrega é para outubro deste ano. Já a UPA Nordeste está implantada em área pública na Rua Princesa Leopoldina, Bairro Ipiranga. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o contrato com a empresa acabou e agora será feita a segunda etapa do edital de licitação.

A situação atual da UPA Noroeste I é que a unidade está em fase de aditivo de valor e ajuste contratual. A unidade tem pendências de acabamento e aguarda a ligação elétrica da Cemig. A previsão de entrega é em setembro deste ano. A UPA Noroeste II aguarda uma decisão quanto ao local de implantação. O projeto de implantação está aprovado e a previsão para início das obras será em 2016. A UPA Pampulha tem o projeto executivo em andamento. A previsão para início de obras é no segundo semestre de 2016.

Encaminhamento

Ao final da reunião, acordou-se que será criada uma comissão, composta por funcionários, usuários e conselheiros, para apurar, junto à Prefeitura, valores gastos até o momento, sua origem e novas fontes de recursos para a conclusão das obras.

Também estiveram presentes na audiência os vereadores Márcio Almeida (PRP), Bim da Ambulância (PTN) e Tarcísio Caixeta (PT).

Assista ao vídeo na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional