AUDIÊNCIA PÚBLICA

Dia municipal de prevenção ao uso de drogas será celebrado na Câmara

Reunião é nesta sexta-feira (26/6), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes

quarta-feira, 24 Junho, 2015 - 00:00

Quatrocentas e oito mil pessoas têm problemas com álcool e drogas na capital (16,4% da população). E o consumo começa cada vez mais cedo, a partir dos 15 anos. Os números, resultados preliminares da pesquisa Conhecer e Cuidar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), suscitam ações integradas do poder público nas áreas de saúde, educação, segurança, trabalho e renda e políticas sociais. Atenta a esse cenário, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza audiência pública nesta sexta-feira, 26 de junho, data em que se comemora o Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. A reunião será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Vários projetos de lei em tramitação no Legislativo Municipal propõem medidas de prevenção ao consumo de álcool e drogas (como campanhas educativas e inclusão do tema do currículo escolar) e suporte ao usuário ou dependente químico e seus familiares, como a criação de serviços especiais de atendimento na rede municipal ou núcleos de apoio. Veja aqui a lista completa das proposições em tramitação.

O vereador Heleno (PHS), que solicitou a audiência pública, explica que o objetivo da reunião é conhecer as ações da prefeitura no enfrentamento do problema em Belo Horizonte, sobretudo os trabalhos dos Centros de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas (Cersams-AD) e o relacionamento com as comunidades terapêuticas. O parlamentar defende investimentos em segurança pública para combater o tráfico de drogas. Em visita técnica à Betim na terça-feira (23/6), Heleno conheceu ações de prevenção social e repressão ao crime na Secretaria de Segurança Pública da cidade vizinha. Em março, audiência pública solicitada pelo vereador discutiu o papel do município na promoção da segurança.

Foram convidados para o debate representantes das secretarias municipais de Governo, de Políticas Sociais, de Direitos de Cidadania, de Educação e de Saúde, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Terra da Sobriedade - Associação de Prevenção, Recuperação e Reinserção do Dependente Químico, Comunidade Reviver, Associação Família de Caná, Centro de Recuperação de Dependência Química (Credeq), Associação Brasileira Comunitária para Prevenção do Abuso de Drogas (Abraço), Pastoral da Sobriedade, Terceira Margem Prevenção e Pesquisa em Toxicomania, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Promotoria de Tóxicos do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Centro Regional de Referência em Drogas da Faculdade de Medicina Departamento de Psiquiatria e Neurologia (CRR-UFMG), PUC Minas, Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Associação Mineira de Comunidades Terapêuticas e Instituições Afins, Federação Brasileira das Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil (FETEB) e Vara Infracional da Infância e Juventude, Comarca de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional