TV CÂMARA

Programas da semana discutem logística reversa e saúde mental

Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quinta-feira, 28 Maio, 2015 - 00:00
Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência

Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência

A logística reversa aborda a questão da recuperação de produtos ou parte deles, embalagens e materiais desde o ponto de consumo até ao local de origem com o menor risco ambiental possível. A importância dessa prática e os entraves ao sistema são temas do programa Câmara Debate desta semana, que vai ao ar nesta quinta-feira (28/5), às 18h. Já o programa Câmara Entrevista, que estreia na sexta (29/5), às 18h, tratará da saúde mental. No último dia 18, foi celebrada no Brasil a luta antimanicomial, em que os usuários e profissionais da saúde mental defendem um tratamento digno e a adoção de um sistema mais humanizado de atendimento psiquiátrico.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão; a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.

O retorno de garrafas de vidro, coleta de lixos e resíduos recicláveis são exemplo da logística reversa (ou inversa), tema sensível e oportuno, no qual o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são assuntos de relevo na atualidade. Dentro da logística inversa há quatro pilares de sustentação: a conscientização dos problemas ambientais; a sobrelotação dos aterros; a escassez de matérias primas; as políticas e a legislação ambiental.

Participarão do programa o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares Costa, a engenheira e assessora técnica da Diretoria de Gestão de Resíduos da FEAM, Alice Libania Santa Dias, a gerente de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cidinha Campos, o gestor da empresa Transpneus, Felipe Costa e o assessor do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Pedro Antônio.

O programa é reprisado domingo, segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, e sábado e terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

Em 1979, com a denúncia do que acontecia no hospital colônia em Barbacena, o mundo conheceu os horrores do tratamento dos chamados “loucos” do brasil. Em 1980, a Fhemig aprovou o projeto de reestruturação da assistência psiquiátrica, e com isso, os porões da loucura dos hospitais psiquiátricos públicos do estado foram abertos.

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/01, de 6 de abril de 2001, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade. Este modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

No dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18/5, houve um desfile na Praça da Liberdade que teve apresentação da escola de samba “Liberdade ainda que Tam Tam”. Neste ano o homenageado foi o psiquiatra italiano, Franco Basaglia, que ajudou a fazer a reforma psiquiátrica no Brasil.

Para discutir o tema, foram convidados o vereador Dr. Nilton (PROS), o psicanalista e psiquiatra Fernando Paes e a coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Carla.

O programa Câmara Entrevista tem reprises sábado, terça e quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional