PARLAMENTO JOVEM

Projeto realiza mesa de debates sobre Segurança Pública

Palestras serão ministradas por representantes da UFMG da e PM

quarta-feira, 22 Abril, 2015 - 00:00
Palestras serão ministradas por representantes da UFMG da e PM - Foto: Mila Milowski

Palestras serão ministradas por representantes da UFMG da e PM - Foto: Mila Milowski

Com o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”, o projeto Parlamento Jovem BH 2015 realizará, na próxima quinta-feira (23/4), das 14h às 17h, no Plenário Amynthas de Barros, uma mesa de debates, tendo como foco os subtemas “Prevenção Social do Crime”, “Novas Perspectivas para a Atuação Policial” e “Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência”. As palestras serão ministradas por representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

No encontro, instituições e acadêmicos apresentarão pontos de vista a respeito dos subtemas do projeto, fornecendo, assim, subsídios aos alunos para a reflexão e elaboração de propostas.  O subtema “Prevenção Social do Crime” será ministrado pelo professor Eduardo Cerqueira Batitucci, mestre e doutor em Sociologia pela UFMG e pesquisador da Fundação João Pinheiro. O subtema “Novas Perspectivas para a Atuação Policial” será abordado pelo 1º Tenente Alberto Nery Rocha, da PMMG. Já o subtema “Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência” será discutido pelo professor, mestre e doutor, Fernando Gonzaga Jayme, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Também participarão da mesa de debates coordenadores da CMBH e da PUC Minas, responsáveis pelo projeto nas escolas, alunos das escolas participantes e extensionistas da PUC Minas.

Etapas

Na etapa municipal, alunos extensionistas da PUC Minas vêm sendo capacitados pela universidade e pela CMBH, por meio da Escola do Legislativo, para trabalharem com alunos do ensino médio. Estes participam de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades de expressão, retórica e desinibição. Este ano, três escolas, públicas e particulares, participam do projeto: Colégio Berlaar São Pascoal, Escola Estadual Cândido Portinari e Escola Estadual Professor Morais, cada uma com 30 alunos. O objetivo do trabalho é a produção de propostas, a serem inicialmente apresentadas ao PJ Municipal, e, posteriormente, ao PJ Estadual (juntamente com outros municípios), etapa seguinte do projeto.

O Projeto

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um projeto de formação política, destinado a estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação, no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com a participação de câmaras municipais.

De 2004 a 2009, o Parlamento Jovem foi realizado somente em BH e, a partir de 2010, o PJ se estendeu a outros municípios, sendo realizado em duas etapas, a municipal e a estadual. Em 2014, uma nova fase foi inserida ao projeto, a etapa regional, quando o PJ passou a funcionar com os municípios agrupados em pólos. Belo Horizonte compõe o Pólo Central, juntamente com os municípios de Betim, Ouro Preto e Ressaquinha.

Objetivos

O PJ BH estimula, entre os estudantes do ensino médio e universitários, uma reflexão acerca do papel do cidadão no contexto do parlamento, proporcionando a esses estudantes uma visão sistêmica da comunidade, diagnosticando necessidades e buscando soluções, através de pesquisas, estudos e propostas, a serem encaminhadas ao poder público.

O trabalho é realizado por meio de debates em torno de um tema central e de três subtemas e, ao final de cada etapa, é produzido um documento contendo propostas, que serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Câmara e da ALMG, nas etapas municipal e estadual, respectivamente.

Superintendência de Comunicação Institucional