AUDIÊNCIA PÚBLICA

Entidades de apoio a portadores da Aids sofrem com falta de recursos

Casos da doença avançaram na capital mineira e no país

sexta-feira, 24 Abril, 2015 - 00:00
Casos da doença avançaram na capital mineira e no país

Casos da doença avançaram na capital mineira e no país

A criação de uma política municipal efetiva de prevenção e assistência às pessoas portadoras do vírus HIV será debatida em audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte na próxima terça-feira (28/4), às 13h50, no Plenário Camil Caram. Organizações não governamentais reclamam da falta de repasses financeiros pelo município e ameaçam fechar as portas. A reunião será realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento, a requerimento do vereador Veré da Farmácia (PTdoB).

De acordo com Nilson Silva, vice-presidente do Fórum Minas de ONG/AIDS, a capital já foi referência nacional na política de assistência aos doentes. Nos últimos anos, no entanto, problemas como falta de repasse financeiro a entidades de apoio, demora na realização de exames para detectar o vírus, falta de infectologistas na rede municipal de saúde e de alguns medicamentos comprometem tratamento e o amparo aos soropositivos. O representante das ONGs também reclama da falta de investimento do poder público em campanhas de prevenção do contágio da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento da incidência da doença no Brasil entre os jovens de 15 a 24 anos é de mais de 50% em seis anos. Na capital mineira não é diferente, ao contrário do resto do mundo, que registra queda de 32% dos casos de HIV entre os jovens em uma década.

Um dos motivos apontados pelos infectologistas para esse grande aumento no número de casos de Aids entre jovens é que essa geração nasceu em uma época em que a medicina já havia descoberto o tratamento e transformou a Aids em uma doença controlável, em uma doença crônica. Ou seja, a evolução da medicina nessa área está sendo usada, de forma equivocada, como argumento para não se prevenir.

Foram convidados para o debate representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, Coordenadoria Estadual da Pastoral da AIDS, Fórum Minas de ONG/AIDS e Projeto AMMOR em Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional