FUTEBOL AMADOR

Campo do Aeroporto Carlos Prates vai passar por melhorias

Apesar da garantia de capina e pequenos consertos, atletas amadores ouviram da PBH que iluminação do espaço não é prioridade

segunda-feira, 27 Abril, 2015 - 00:00
Apesar da garantia de capina e pequenos consertos, atletas ouviram da PBH que iluminação não é prioridade - Foto: Mila Milowiski

Apesar da garantia de capina e pequenos consertos, atletas ouviram da PBH que iluminação não é prioridade - Foto: Mila Milowiski

A revitalização do Parque Maria do Socorro, mais conhecido como campo do Aeroporto Carlos Prates, foi discutida por representantes de entidades de futebol amador e da Prefeitura durante audiência pública da Comissão de Orçamento e Finanças nesta segunda-feira (27/4). As principais reivindicações apresentadas pelos atletas foram a iluminação do campo de futebol e o aprimoramento da manutenção do espaço. A Prefeitura se comprometeu a iniciar a capina do parque nesta quarta-feira (29/4) e garantiu que os vestiários, que hoje ficam fechados, serão reabertos neste domingo (3/5). Pequenos reparos também foram assegurados pela Regional Noroeste. O vereador Jorge Santos (PRB), que requereu a audiência, explicou que a demanda por iluminação no campo será objeto de novas discussões com a Prefeitura e a Cemig. O parlamentar afirmou que irá requerer uma nova audiência pública para discutir o tema.

De acordo com o diretor de parques da área Norte da Fundação de Parques Municipais, Rubens Soalheiro, quando o campo de futebol foi inaugurado havia iluminação. No entanto, parte do equipamento fora furtado, e, desde então, o campo está às escuras. Ainda segundo ele, a instalação de um novo equipamento de iluminação no campo de futebol não é prioridade para a Prefeitura, uma vez que o parque é fechado para o público às 18 horas.

Funcionamento noturno

Diante da reivindicação das entidades de futebol amador de alterar o horário de funcionamento do parque de modo a permitir jogos noturnos, a Prefeitura afirmou estar disposta a abrir exceções em datas especiais e durante torneios.

Outro compromisso da PBH com a comunidade é a implantação do Conselho Gestor do Parque Maria do Socorro, órgão que será formado por representantes da sociedade civil - como clubes e associações recreativas e/ou esportivas - e da Prefeitura, com o objetivo de se estabelecer processos democráticos de gestão daquele espaço público.

OP Digital

Implantado em 2000, numa área de aproximadamente 97.600 metros quadrados, cedida pela Infraero, o parque necessita de reforma em sua estrutura física. Para o diretor de parques da área Norte da Fundação de Parques Municipais, Rubens Soalheiro, a melhor alternativa para que o espaço seja revitalizado seria incluir a proposta no Orçamento Participativo Digital, por meio do qual qualquer cidadão com título de eleitor em Belo Horizonte está habilitado a escolher entre as obras pré-selecionadas pela Prefeitura e pelas associações ligadas ao OP aquelas que serão executadas. Para a inclusão da reforma do parque no OP Digital, as associações esportivas interessadas deverão levar esse pleito à Prefeitura.

O vereador Jorge Santos afirmou que irá reunir-se com a Secretaria Municipal de Esportes e com a Cemig com o objetivo de viabilizar a iluminação do campo de futebol. A próxima audiência pública sobre o tema deverá, segundo o vereador, acontecer já no próximo mês.

Veja o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional