CÂMARA MIRIM

Vereadores mirins são empossados no Plenário da Câmara de BH

Alunos da rede pública fizeram juramento em que se comprometeram a defender o interesse público

quarta-feira, 25 Março, 2015 - 00:00

Quarenta e cinco novos vereadores mirins tomaram posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta quarta-feira (25/3). Estudantes de dez escolas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG lotaram o plenário principal do Legislativo da capital. O projeto Câmara Mirim tem o objetivo de desenvolver a consciência política dos jovens e estimular a participação.

Os alunos eleitos são estudantes do terceiro ciclo do ensino fundamental. Durante campanha nas escolas, eles apresentaram várias propostas relacionadas a melhorias para a escola e a comunidade. No dia 6 de março, foram eleitos por meio da urna eletrônica oficial cinco candidatos por escola. A iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara de BH conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Para o vereador Coronel Piccinini (PSB), secretário geral da CMBH, esses alunos terão a oportnidade ímpar de conhecer de perto e vivenciar o papel de um vereador e os mecanismos de participação popular. “É um verdadeiro exercício de cidadania”, declarou na abertura dos trabalhos.

O juiz de Direito do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Henrique Pertpétuo Braga, falou sobre a importância do projeto, que une os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciáio) em prol da promoção da conscientização política de jovens. “Diante da violência que assola os noticiários nos nossos dias, precisamos contribuir para que esses estudantes, futuramente, assumam o papel de protagonistas na construção de um mundo melhor, mais humano e fraterno”, reforçou o juiz.

A secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, pontuou que para além do compromisso da educação formal, a participação dos alunos nesse tipo de projeto estimula a formação de “cidadãos e cidadãs responsáveis, éticos e dignos”. Ela também chamou atenção para o papel dos familiares dos estudantes na sua educação para a cidadania.

Para a vereadora mirim mais votada em 2015, Ana Luiza de Abreu Silva, de 13 anos, a partir de agora é promover audiências públicas, participar de encontros, palestras e aprender mais sobre valores que fazem diferença como cidadania e participação política.

Veja o vídeo na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional