POPULAÇÃO DE RUA

Legislativo visitou centro de referência para crianças e adolescentes

Visita técnica em sede provisória identificou necessidade de melhorias no novo local

quinta-feira, 19 Março, 2015 - 00:00
Legislativo visitou centro de referência para crianças e adolescentes. Foto: Mila Milowski/CMBH

Legislativo visitou centro de referência para crianças e adolescentes. Foto: Mila Milowski/CMBH

Criado há mais de 20 anos, o antigo programa Miguilim tem passado por diversas mudanças em sua forma de atuação, constituição de equipe e estrutura física. Dedicado ao serviço de assistência a crianças e adolescentes em situação de rua, o programa é hoje um centro de referência, com atendimento diurno, funcionando em sede provisória até a conclusão das obras de reforma do novo local. Em visita técnica ao Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua “Miguilim”, na tarde desta quinta-feira (19/3), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor avaliou os serviços prestados e a necessidade de melhorias.

O Miguilim está instalado, provisoriamente, em prédio próprio da Prefeitura, na Rua Mucuri, nº24, no Bairro Floresta. O espaço funciona como a antiga Casa de Passagem, com atendimento diurno (das 8h às 18h), de 2ª a 6ª feira, com capacidade para receber de 20 a 30 meninos e meninas a cada dia. A unidade conta com um galpão de atividades, onde são desenvolvidas oficinas artísticas; salas de reuniões; cozinha e refeitório; lavatórios, vestiários e lavanderia disponibilizados às crianças e adolescentes para livre utilização. Gerente da unidade, Danilo Mourão destacou que o objetivo é conseguir que esses jovens saiam da situação de rua, por vezes voltando para casa, em outras sendo encaminhados ao acolhimento institucional. Para isso, o Miguilim conta com uma equipe técnica de três profissionais da psicologia e assistência social, voltados para a orientação das crianças e adolescentes, que muitas vezes são usuários de drogas.

Nova sede

Gerente de Proteção Social e Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social, Kátia Zacche contou que a nova sede – casarão do início do século XX, localizado na Rua Varginha (Floresta), abandonado há cerca de 15 anos – está sendo reformada com a perspectiva de melhorar o serviço, oferecendo espaço para até 45 jovens. Zacche destacou, ainda, que o Miguilim é pensado como um espaço de articulação, explicando que, além das atividades internas, o serviço busca levar os jovens para outros espaços da cidade.

Autor do requerimento para a realização da visita técnica, o vereador Pedro Patrus (PT), que é também coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Diretos das Crianças e dos Adolescentes, afirmou que “a visita foi válida para ter conhecimento sobre o trabalho desenvolvido e a estrutura da unidade. Como espaço provisório, tem atendido à população, mas queremos saber mais detalhes sobre a sede permanente”, afirmou o parlamentar, garantindo que irá buscar informações sobre o andamento, previsão e orçamento das obras no casarão.

Patrus lembrou que a reforma é resultado de uma parceria da Prefeitura com uma empresa privada, que deverá arcar com os custos do imóvel e da restauração em contrapartida por um benefício previsto na Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo. “Em audiência pública, realizada no ano passado, a Prefeitura afirmou que o prazo para entrega da nova sede seria até o final deste ano. Vamos acompanhar o processo para que o provisório não se torne permanente”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional