DIREITOS HUMANOS E DEFESA DO CONSUMIDOR

Presença de intérpretes de Libras em hospitais tem apoio da Comissão

PL que exige balança para conferência de peso de produtos por consumidores também recebe parecer favorável

segunda-feira, 17 Novembro, 2014 - 00:00
Reunião da Comissão de Direitos Humanos - Foto: Mila Milowiski

Reunião da Comissão de Direitos Humanos - Foto: Mila Milowiski

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor aprovou nesta segunda-feira (17/11) a realização de quatro audiências públicas e apreciou dezenove projetos de lei que tramitam em 1º turno. Entre os projetos aprovados está o PL 1170/14, que obriga os estabelecimentos públicos de saúde a disponibilizarem um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo da proposição é facilitar a comunicação de pacientes deficientes auditivos com médicos e funcionários dos serviços de saúde. O projeto, de autoria do vereador Elvis Côrtes (SDD), segue para análise da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

Outro projeto que recebeu parecer favorável da comissões foi o 1122/14, de Veré da Farmácia (PT do B), que obriga estabelecimentos que vendem alimentos a peso a manterem à disposição do consumidor balanças digitais. Os alimentos a que se refere o projeto são aqueles cuja medição não tenha sido acompanhada pelo consumidor ou por órgão fiscalizador. Antes de ir à apreciação do prefeito, o projeto, que já foi aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça, precisa receber voto favorável em dois turnos da maioria dos vereadores presentes em Plenário. Caso a lei seja sancionada, os estabelecimentos terão 90 dias a partir de sua publicação para começar a cumprir os dispositivos legais.

A ideia de tornar obrigatória, por meio de lei, a instalação de câmeras de videomonitoramento nos terminais do BRT/MOVE recebeu parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. O projeto, que recebeu o número 1253/14, prevê, ainda, que nos pontos finais das linhas de ônibus, bem como nos pontos com grande concentração de pasageiros ou com significativa incidência de crimes as câmeras também sejam instaladas. O objetivo é diminuir a incidência de crimes, por meio da comunicação direta entre o órgão responsável pelo monitoramento das câmeras e a Guarda Municipal. O projeto, de autoria do vereador Delegado Edson Moreira (PTN), ainda precisa ser apreciado pelas Comissões de Administração Pública e de Orçamento e Finanças Públicas antes de ser encaminhado ao Plenário.

Álcool no esporte

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor concluiu pela rejeição do PL 1157/14, que visa proibir o acesso de torcedores sob influência de álcool em estádios esportivos. A proibição prevista no projeto tem o objetivo de combater a violência no esporte, no entanto, o vereador Orlei (PTdoB), autor do parecer pela rejeição da proposta, afirma que “não há estudos que comprovem a ligação direta da violência presente nos estádios com o simples consumo de bebida alcoólica”. Ele também aponta os custos que seriam gerados com os equipamentos para medição do consumo de álcool como outro fator impeditivo para a aprovação do projeto.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional