TV CÂMARA

Estreias da semana debatem segurança e qualidade de vida

População negra é principal vítima de homicídios no país

quarta-feira, 26 Novembro, 2014 - 00:00
Estreias da semana debatem segurança pública no Brasil e qualidade de vida em BH. Imagem: Divulgação/CMBH

Estreias da semana debatem segurança pública no Brasil e qualidade de vida em BH. Imagem: Divulgação/CMBH

Uma pessoa é assassinada a cada dez minutos no Brasil, apontam dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em 2013, foram mortas mais de 50 mil pessoas no país, o que equivale a 11% de todos os homicídios do mundo. Os negros são as principais vítimas, reflete o Anuário de Segurança Pública 2014, tema em destaque no Câmara Debate desta semana. O programa estreia nesta quinta-feira (27/11), às 18h, e pode ser assistido pelo canal 11 da NET e da Oi TV. É possível conferir as reprises na sexta-feira às 6h30, no sábado às 18h, no domingo às 6h30 e na próxima semana: segunda e quarta, também às 6h30, e na terça-feira às 18h.

Conforme o documento, nos últimos 25 anos, mais de um milhão de pessoas foram assassinadas no país, superando as mortes em duas décadas de guerra no Vietnã. Minas Gerais apresenta uma taxa de 20,7 vítimas a cada 100 mil pessoas, atrás de outros sete estados como Roraima (20,6) e São Paulo (10,8). Entre as piores taxas estão Alagoas (64,7), Ceará (48,3) e Espírito Santo (40,6). Vice-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima destaca que os negros são 30,5% mais vítimas de homicídios no Brasil do que os brancos, alertando para a importância em se debater essa realidade.

O anuário mostra que, em 2013, cerca de 2mil pessoas foram mortas pela polícia em todo o país, representando seis mortes por dia em confrontos. Nos últimos cinco anos, as polícias brasileiras mataram mais de 11mil pessoas, enquanto, os EUA levaram 30 anos para atingir o mesmo número. Também com altos índices, os casos de estupro registrados no Brasil chegaram a 50,3mil em 2013. No entanto, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que esse número tenha sido de aproximadamente 143mil, uma vez que existe no país uma grande subnotificação dessas ocorrências.

Participam do programa o pesquisador Frederico Couto Marinho (Crisp/UFMG), o representante da OAB, Antonio Januzzi Marchi De Godoi, e a vereadora Elaine Matozinhos (PTB).

Qualidade de vida em BH

Eleita a melhor capital do país, Belo Horizonte será tema da próxima edição do Câmara Entrevista, que vai ao ar nesta sexta-feira (28/11), às 18h. O título foi concedido após levantamento realizado por uma empresa de consultoria especializada em pesquisas econômicas e financeiras, que avaliou mais de cinco mil municípios brasileiros e considerou 77 atributos, como o plano diretor da cidade, o saneamento, a saúde e a educação. A capital mineira alcançou mais de 70% da pontuação e conquistou o 1º lugar entre as capitais do país.

No quesito “governança” foram consideradas variáveis como a existência de um plano diretor para o município, de uma lei específica para a prevenção de enchentes e inundações e da vigência de um plano municipal de política para as mulheres. Entre os fatores que levaram a cidade a se destacar na pesquisa estão o prêmio concedido pela ONU reconhecendo que BH estaria preparada para agir em situações de emergência e os bons índices na área de educação. Em maio deste ano, o Ministério da Educação concedeu à capital mineira o selo “Município Livre do Analfabetismo”.

Entre os convidados estão o secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, a gerente de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Mayrce Terezinha Freitas, e o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV). Confira as reprises do programa no sábado às 6h30, no domingo, na segunda e na quarta-feira às 18h, na terça e na quinta às 6h30.

Superintendência de Comunicação Institucional