PREVENÇÃO EM CORES

Câmara integra campanha e ilumina fachada de azul

A campanha visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata

sexta-feira, 14 Novembro, 2014 - 00:00
A campanha visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata - Foto: Divulgação CMBH

A campanha visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata - Foto: Divulgação CMBH

Engajada na campanha mundial “Novembro Azul”, que tem por objetivo conscientizar homens a partir de 45 anos sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, a Câmara Municipal manterá sua fachada iluminada com a cor azul até o final do mês. A campanha alerta para a necessidade de realização de um exame anual, ressaltando que o diagnóstico precoce amplia para 90% as chances de cura.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Entre as principais doenças que causam mortes masculinas estão a cirrose, o diabetes e o câncer de próstata. Especialistas orientam para o acompanhamento médico regular, lembrando que o tumor mata cerca de 12 mil homens na faixa etária de 50 a 79 anos, todo ano, em todo o país.

Prevenção e combate

Também atenta à importância de orientar e conscientizar as pessoas quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce de doenças, a Câmara Municipal, por meio do Programa de Acompanhamento Periódico de Saúde (PAPS), da Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho (DIVSIS), realiza, anualmente, exames periódicos preventivos por setor. Um dos exames solicitados para homens com mais de 45 anos é o PSA, utilizado para fazer o diagnóstico do câncer de próstata. Vale ressaltar que somente o PSA não oferece segurança quanto ao diagnóstico. Por isso, homens nessa faixa etária devem fazer uma consulta anual ao urologista, para o exame de toque retal.

Segundo o médico do Trabalho da Câmara, Marcos Gangana, casos de câncer de próstata diagnosticados precocemente têm uma chance de cura de aproximadamente 90%. Além disso, em seu estágio inicial, a doença não apresenta sintomas, o que reforça a necessidade do exame anual.

Gangana destaca, ainda, que um estilo de vida saudável também pode contribuir para a prevenção da doença. Ele recomenda aumentar o consumo de legumes, verduras e frutas, evitar dietas com excesso de alimentos gordurosos, não fumar, além do consumo moderado de bebidas alcoólicas.

Um dos grandes entraves ao combate ao câncer de próstata é o preconceito quanto ao exame. Contudo, restrições em procurar um urologista impedem a identificação do tumor em estágio inicial.

A campanha Novembro Azul integra as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizadas anualmente em 17 de novembro.

Superintendência de Comunicação Institucional