TV CÂMARA

Custo Brasil e compra de imóvel são temas de programas

Debate e Entrevista têm edições inéditas nesta quinta (4) e sexta (5)

quarta-feira, 3 Setembro, 2014 - 00:00
Custo Brasil e compra de imóvel são temas de programas - Foto: Divulgação/CMBH

Custo Brasil e compra de imóvel são temas de programas - Foto: Divulgação/CMBH

Custo Brasil e aquisição de imóvel em Belo Horizonte serão temas das edições desta semana dos programas da TV Câmara. Na próxima quinta-feira (4/9), o Câmara Debate vai discutir o Custo Brasil. A matéria refere-se a uma pergunta que preocupa brasileiros: por que os produtos no País são muito mais caros do que no exterior? Especialistas explicam que esse custo envolve questões como matéria prima, mão de obra, carga tributária e lucro dos empresários, interferindo no preço dos produtos. O programa vai ao ar às 18h, no canal 11 a cabo (NET e Oi TV).

Na comparação com os países desenvolvidos, o diferencial de preços de um produto produzido no Brasil para um produto importado é de 29,9%. No caso dos emergentes, a diferença de custo é de 36,9%. Os dados integram a versão atualizada da pesquisa Custo Brasil e a Taxa de Câmbio na Indústria de Transformação 2013, elaborada pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Foram convidados para o debate o vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon), Pedro Paulo Moreira Pettersen; a advogada de relação de consumo do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais (MDC), Gabriella Vieira; o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas (Acminas), Cleider Gomes Figueiroa; e o economista da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Palou Casaca.

As reprises do Câmara Debate ficam na programação da TV Câmara até o dia 10 de setembro e ocorrem nos domingos, segundas, quartas e sextas, às 6h30, e sábados e terças, às 18h.

Câmara Entrevista

Abordando o tema aquisição de imóvel em Belo Horizonte, o Câmara Entrevista que estreia na próxima sexta-feira (5/9), às 18h, vai tratar de assuntos como formas, regras, alertas, dicas e linhas de financiamento da casa própria, além da situação do mercado imobiliário em BH.

O segmento imobiliário na capital fechou o primeiro semestre deste ano em alta. As vendas subiram 48%, passando de 883 apartamentos para 1.314 unidades comercializadas, enquanto os lançamentos tiveram incremento de 81,14%, saindo de 1.161 para 2.103 unidades. Os dados são de levantamento do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead).

Mas, para fazer a melhor escolha, é preciso ficar atento. A análise vai desde quanto se pode gastar até como tudo será quitado. Entre as formas de pagamento estão o financiamento bancário e o consórcio. O programa vai explicar cada uma delas e as linhas de financiamento para cada faixa de renda. Também serão esclarecidas dúvidas jurídicas ao assinar um contrato da casa própria, além de armadilhas, juros, cláusulas minúsculas, ilegais etc.

Serão entrevistados o vice-presidente da Área Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG),  Lucas Guerra Martins; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Ronaldo Roggini; e a integrante da Comissão Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil /Minas Gerais (OAB/MG), Ana Paula Cunha Lima.   

As reprises do Câmara Entrevista ficam na programação da TV Câmara até o dia 11 de setembro e vão ao ar aos sábados, terças e quintas, às 6h30 e domingos, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional