REUNIÃO PLENÁRIA

Aprovada comissão para discutir queda do Viaduto dos Guararapes

Com a criação da comissão especial, audiência pública sobre o viaduto que iria acontecer nesta quarta (3/9) foi cancelada

segunda-feira, 1 Setembro, 2014 - 00:00
Reunião plenária ordinária - Foto: Mila Milowiski

Reunião plenária ordinária - Foto: Mila Milowiski

A Câmara de BH aprovou na reunião plenária desta segunda-feira (1/9) a constituição de uma comissão especial para promover estudos relativos à queda de uma das alças do viaduto dos Guararapes, que, no dia 3 de julho, levou duas pessoas à morte e deixou 23 feridos. A comissão temporária também irá analisar as providências e ações que a Prefeitura de Belo Horizonte vem tomando para minimizar os impactos dessa tragédia.

Os vereadores Bispo Fernando Luiz (PSB), Elaine Matozinhos (PTB) e Juliano Lopes (SDD), membros da Comissão de Administração Pública, se reuniram nesta manhã em caráter extraordinário e decidiram, por unanimidade, pelo cancelamento de uma audiência pública que iria acontecer nesta quarta-feira (3/9), para tratar do mesmo tema. De acordo com Matozinhos, a criação de uma comissão especial para analisar as razões que levaram à queda de uma das alças do viaduto torna a audiência pública desnecessária.

Já o vereador Juninho Paim (PT), um dos requerentes da audiência, criticou o cancelamento da reunião pelos três parlamentares e cobrou, em plenário, explicações acerca dos motivos que levaram a esta decisão. Ainda segundo ele, moradores e comerciantes da região já estavam mobilizados para comparecer à Câmara na data da audiência e ficarão frustrados com o que ele considera como uma articulação do Executivo para fomentar a “falta de transparência e de informação” sobre o assunto.

Composição da Comissão Especial

O Regimento Interno da Câmara estabelece que, no caso das comissões especiais, a escolha dos membros será feita pelos líderes em até cinco dias. Caso isso não aconteça no prazo previsto, a definição dos componentes passa a ser atribuição do presidente da Casa.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação institucional