REUNIÃO PLENÁRIA

Oposição trabalha na obstrução da pauta em resposta à Prefeitura

Bancada de oposição impediu a apreciação de projetos de lei polêmicos apresentados pelo Executivo

quarta-feira, 20 Agosto, 2014 - 00:00
Oposição trabalha na obstrução da pauta em resposta à falta de diálogo da Prefeitura. Foto: Mila Milowski/ Divulgação CMBH

Oposição trabalha na obstrução da pauta em resposta à falta de diálogo da Prefeitura. Foto: Mila Milowski/ Divulgação CMBH

Vereadores da bancada de oposição ao prefeito Márcio Lacerda (PSB) impediram a apreciação de projetos de lei polêmicos apresentados pelo Executivo, cobrando mais abertura para o diálogo e apoio para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, na Av. Dom Pedro I (Vetor Norte da capital). Os parlamentares denunciaram intimidação da Prefeitura contra a CPI. A reunião plenária desta quarta-feira (20/8) foi encerrada antes da votação por falta de quórum.

Marcada pela discussão regimental, a plenária durou cerca de duas horas em torno do requerimento da base de governo para que não fosse realizada a leitura da ata da reunião do dia anterior. Os parlamentares de oposição recorreram do pedido, argumentando a importância da leitura do documento para que pudessem ser feitas as correções necessárias. “As últimas reuniões foram tumultuadas, e é preciso que a ata registre corretamente o debate que está sendo feito pela oposição”, afirmou Juninho Paim (PT).

Na mesma perspectiva, Pedro Patrus (PT) esclareceu que o objetivo da obstrução à votação dos projetos é garantir que seja feito o debate adequado sobre os temas em pauta, como a isenção de IPTU e remissão de dívidas para grandes construtoras na região do Isidoro, onde 8 mil famílias de baixa renda poderão ser desalojadas. Também no foco da discussão, a oposição quer garantir que seja feita a CPI do Viaduto Batalha dos Guararapes para apurar as responsabilidades sobre a queda, que matou duas pessoas e colocou em risco os imóveis de dezenas de famílias do entorno. Parlamentares da oposição anunciaram que precisam da assinatura de outros colegas, mas a Prefeitura estaria intimidando os vereadores da base para não apoiarem a iniciativa.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional