AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comunidade reclama de esgoto a céu aberto no Bairro Pindorama

"Lagoa" formada por dejetos ameaçaria moradores e casas

terça-feira, 26 Agosto, 2014 - 00:00
Em pauta, esgoto a céu aberto no bairro Pindorama

Em pauta, esgoto a céu aberto no bairro Pindorama

Moradores do Bairro Pindorama (região Noroeste de Belo Horizonte) relataram à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor que há 30 anos convivem com uma "lagoa" de dejetos, formada por esgoto a céu aberto, entre as ruas Eli Pinheiro e Cássio Magalhães Drummond. O problema será tema de audiência pública no âmbito do colegiado, na próxima quinta-feira (28/8), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Segundo os moradores, a "lagoa" tem 5 metros de diâmetro por 2,5m de profundidade, e é formada por água suja, escura e borbulhante. O local também abrigaria cobras, escorpiões, ratos e mosquitos, além de exalar um odor insuportável. Há suspeita de que algumas doenças possam ter sido provocadas pela água poluída. Além disso, junto ao esgoto corre a água de uma nascente, cujo volume infiltra e encharca o subsolo das casas, provocando rachaduras e trincas em algumas delas.

Pessoas relataram que a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Prefeitura já foram acionadas, porém não tomaram providências. A principal reivindicação é de que seja feita a canalização do esgoto, além de vistorias das casas ameaçadas pelas rachaduras.

São esperados para o debate representantes da Copasa, Secretaria Municipal de Governo, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG) e Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, além da Associação dos Moradores do Bairro Pindorama.

Superintendência de Comunicação Institucional