LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Sugestões populares de mudanças na LDO atingem marca recorde

Em 2014, chegou à Câmara Municipal de Belo Horizonte um número recorde de sugestões populares de alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2015). Ao todo, 53 propostas foram registradas contra apenas oito apresentadas no ano passado, o que indica um crescimento quantitativo de mais de 560%. As propostas populares serão apreciadas na segunda-feira (9/5) pela Comissão de Orçamento e Finanças, que podem transformá-las em requerimentos, indicações ou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

sexta-feira, 6 Junho, 2014 - 00:00
Sugestões populares de mudanças na LDO atingem marca recorde

Sugestões populares de mudanças na LDO atingem marca recorde

Em 2014, chegou à Câmara Municipal de Belo Horizonte um número recorde de sugestões populares de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2015). Ao todo, 53 propostas foram registradas contra apenas oito apresentadas no ano passado. Entre 2009 e 2012 a sociedade civil apresentou apenas quatro sugestões. No comparativo entre 2013 e 2014, o crescimento na quantidade de propostas populares foi de mais de 560%.

As sugestões recebidas envolvem, dentre outras, demandas de alteração nas metas orçamentárias com vistas à requalificação da infraestrutura urbana, à melhoria do transporte público e da mobilidade, ao incremento das políticas de proteção animal e das políticas de saúde, meio ambiente e integração metropolitana, dentre outras.

Confira o conteúdo e a autoria das sugestões recebidas na íntegra.

Tramitação

As 53 sugestões de emenda de iniciativa popular serão agora encaminhadas à Comissão de Orçamento e Finanças Públicas, que designou o vereador Coronel Piccinini (PSB) para emitir parecer sobre de cada uma delas. O parecer pode propor a rejeição, e o consequente arquivamento das propostas, ou sugerir que elas sejam aprovadas na forma de requerimentos, indicações ou mesmo como emendas à LDO 2015.

A expectativa é que a Comissão avalie e vote o parecer sobre as propostas populares na segunda-feira (9/5), às 12h30, no plenário Amynthas de Barros, em reunião extraordinária. A data marca também o prazo limite para os vereadores apresentarem suas emendas. Na sequência, em turno único, o plenário da Casa votará o PL e as emendas, que depois de aprovados serão submetidos à sanção ou veto do prefeito Márcio Lacerda.

Sobre a LDO

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 deve ser votado pela Câmara antes do início do recesso parlamentar de julho. Proposto pelo Executivo, o PL apresenta as prioridades do governo para a gestão dos recursos da cidade no ano que vem. É por meio dele que a administração indica, em linhas gerais, os rumos propostos para a elaboração do orçamento público do próximo exercício. Nessa perspectiva, a LDO é ponto intermediário entre o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) – que estipula metas e define programas em uma perspectiva global – e a Lei do Orçamento Anual (LOA), que estima, de forma detalhada, a aplicação dos recursos da cidade nas mais diferentes áreas.

Acompanhe a tramitação da LDO na Câmara de BH.

 Superintendência de Comunicação Institucional