VISITA TÉCNICA

Vereadores vistoriam centros de saúde nas regiões Leste e Barreiro

Nesta terça-feira (1º/4), em visita técnica realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento, os vereadores atestaram a qualidade dos serviços prestados pelo corpo de profissionais dos centros de saúde Diamante/Teixeira Dias e Vera Cruz, bem como melhorias estruturais após reformas. Em contrapartida, foram constatados problemas relativas ao espaço físico, que é reduzido para atender o elevado número de usuários.

terça-feira, 1 Abril, 2014 - 00:00
Foram constatados problemas relativas ao espaço físico, que é reduzido para atender o elevado número de usuários

Foram constatados problemas relativas ao espaço físico, que é reduzido para atender o elevado número de usuários

Nesta terça-feira (1º/4), em visita técnica realizada pela Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal, requerida pelo vereador Juliano Lopes (SDD), os vereadores atestaram a qualidade dos serviços prestados pelo corpo de profissionais dos centros de saúde Diamante/Teixeira Dias e Vera Cruz, bem como melhorias estruturais após reformas. Em contrapartida, foram constatados problemas relativos ao espaço físico, que é reduzido para atender o elevado número de usuários.

Em relação ao Centro de Saúde Diamante/Teixeira Dias, foi relatado pelo vereador Juliano Lopes que acontecem alagamentos no prédio e que o espaço físico é reduzido para os atendimentos, demandando a construção de um novo posto. Além disso, existe apenas um banheiro, utilizado por cerca de 60 profissionais e há também uma mina próxima ao posto, que vem provocando infiltrações e o alagamento dos consultórios. O vereador Veré da Farmácia (PTdoB) salientou o problema de falta de estrutura da unidade, que atende 13.500 pessoas, informando que as salas são pequenas, sem ar condicionado, e que falta aparelhagem.

O C.S. Diamante/Teixeira Dias possui seis membros da equipe de zoonoses, três dentistas, quatro profissionais da saúde da família (PSF) completas, um ginecologista, um clínico geral, um psicólogo e um assistente social. O posto atende aos bairros Diamante, Olaria, Teixeira Dias e Santa Helena. Maria Marcília Nunes Damasceno, que utiliza os serviços do posto, elogiou o atendimento dos profissionais, reivindicando, contudo, ampliação do espaço em função da demanda. Segundo a gerente da unidade, Márcia Mariano Borges, a equipe é completa, mas a infraestrutura é ruim, exigindo melhorias na área física. Márcia informou que já foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Regional do Barreiro as necessidades da unidade.

Centro de Saúde Vera Cruz

Para o vereador Bim da Ambulância (PTN), o Centro de Saúde Vera Cruz, reaberto há menos de um mês após reformas, necessita ser transferido com urgência para outro local, ainda que tenham sido feitas melhorias estruturais, ressaltando a importância da participação da comunidade para o andamento das obras. O Centro de Saúde Vera Cruz possui área de abrangência de 17 mil usuários, com cinco equipes de PSF, sendo três completas e duas incompletas, atendendo de 300 a 400 pessoas por dia, provenientes dos bairros Saudade, Jonas Veiga, Vera Cruz e Alto Vera Cruz. O posto conta com ginecologista, clínico geral, pediatra, dois dentistas e 11 profissionais da equipe de zoonoses.

Para a gerente do C.S. Vera Cruz, Regina Cele de Souza, hoje, é preciso direcionar a construção de um novo posto, para que se possa continuar a atender à população dentro das programações orientadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, a edificação terá 780 metros quadrados de construção, com doze consultórios. De acordo com o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Vera Cruz, Gabriel Damazo, a reforma paliativa no centro de saúde, que contou com o apoio da Câmara Municipal, foi importante, mas o posto já não atende mais à demanda atual. “Precisamos urgentemente que as obras de construção do novo prédio sejam reiniciadas, para que, de fato, sejam atendidos os anseios da população do nosso bairro”, completou.

A Comissão visitou o terreno destinado à construção da nova unidade de saúde na região, conquistada pela população no Orçamento Participativo 2007/2008, mas que, até hoje, teve apenas sua fundação concluída. Atendendo a reivindicação da comunidade, que reclamou a ausência da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) nas reuniões de associações de bairro, ao final da visita, foi sugerido pelo vereador Juliano Lopes visita da Comissão de Saúde e Saneamento à Sudecap, para cobrar da Prefeitura a agilização da obra.

Superintendência de Comunicação Institucional