VISITA TÉCNICA

Parlamentares visitaram centros de saúde de Venda Nova

Unidades Jardim Europa, Piratininga e Minas Caixa receberam vereadores

terça-feira, 15 Abril, 2014 - 00:00
Uma das unidades visitadas foi o Centro de Saúde Minas Caixa

Uma das unidades visitadas foi o Centro de Saúde Minas Caixa

No intuito de monitorar a qualidade do atendimento oferecido à população, vereadores de BH realizaram visitas técnicas a três centros de saúde da regional Venda Nova, nesta terça-feira (15/4). Promovida pela Comissão de Saúde e Saneamento, a atividade foi requerida pelo vereador Bim da Ambulância (PTN), presidente do colegiado. Estiveram no roteiro da comitiva parlamentar os centros de saúde Minas Caixa, Piratininga e Jardim Europa. Na quarta-feira (16/4), novas visitas técnicas vão ocorrer nas Unidades de Pronto (UPAs) Venda Nova, Norte e Pampulha.

No Centro de Saúde Minas Caixa, que fica na Rua Capitão Sérgio Pires, o principal problema verificado diz respeito à falta de espaço. Durante a visita, os vereadores puderam notar que a unidade estava lotada. De acordo com a gerência do Centro, cerca de 600 atendimentos são realizados por dia e 19 mil usuários estão cadastrados. A equipe conta com 96 funcionários e cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Para o vereador Bim da Ambulância, o problema mais significativo da unidade é de natureza estrutural: “a área física disponível, tanto para espera quanto para atendimento nos consultórios, é pequena. O local carece de ampliação e reforma, sobretudo porque o volume de atendimentos é muito significativo”. Já Veré da Farmácia (PTdoB) lembrou que o Centro de Saúde precisa de melhorias no oferta de atendimento pediátrico. O parlamentar percebeu, contudo, que o espaço conta com uma farmácia bem equipada, capaz de oferecer, por meio do SUS, medicamentos básicos para os usuários, como remédios para hipertensão, analgésicos e antiinflamatórios.   

Piratininga

Situado em área de forte vulnerabilidade social, o Centro de Saúde Piratininga atende moradores do local e de seis bairros do entorno, como Jardim Lebon, Rio Branco e Jardim das Nações. Em média, 500 usuários frequentam a unidade por dia, que conta com 75 funcionários e quatro equipes do Programa Saúde da Família.  Mais uma vez, limitações no espaço físico foram percebidas como um problema. Segundo Bim da Ambulância, o imóvel que abriga a unidade é alugado e tem características residenciais, não sendo, portanto, plenamente adequado para cumprir sua atual finalidade. O parlamentar destacou, contudo, que essa inadequação está em vias de ser corrigida: a unidade será transferida pela Prefeitura para terreno com mais de mil m², situado nas imediações do prédio atual, o que vai permitir aumentar o conforto do usuário e a qualidade do atendimento.

Modelo para a cidade

Fruto de obra do Orçamento Participativo, o Centro de Saúde Jardim Europa, conta com 17 mil usuários cadastrados e com uma equipe de 100 funcionários, que realizam em média, 500 atendimentos ao dia.

Os vereadores presentes elogiaram a infraestrutura do centro de saúde, que qualificaram com um modelo para a cidade. Para o vereadro Dr. Nilton (Pros) as dimensões e a organização do espaço facilitam o trabalho de médicos, enfermeiros e demais servidores. Segundo o parlamentar, o centro de saúde é bem localizado e ocupa local estratégico no bairro. Além disso, a infraestrutura instalada agiliza o atendimento, o que se reflete no conforto do usuário e na ausência de longas filas de espera.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Bim da Ambulância, a expectativa é que os dados colhidos na visita técnica desta terça-feira sejam incluídos em relatório a ser apresentado à PBH. O documento trará informações sobre pontos positivos e aspectos que precisam ser melhorados no atendimento e na infraestrutura geral das unidades visitadas.

Além de membros da Comissão de Saúde, também participou das visitas técnicas o deputado federal Rodrigo de Castro (PSDB)

Superintendência de Comunicação Institucional