WI-FI GRÁTIS

Comissão discutiu ampliação do acesso público à internet em BH

PL sobre o tema visa incrementar a conectividade dos cidadãos

quarta-feira, 2 Abril, 2014 - 00:00
Comissão discutiu ampliação do acesso público à intenet em BH

Comissão discutiu ampliação do acesso público à intenet em BH

Segundo dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, 33% dos brasileiros têm acesso à internet, o que coloca o país no 63º lugar no ranking mundial da conectividade. No intuito de aprofundar o debate sobre o acesso público à web e fortalecer a inclusão digital em Belo Horizonte, a Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quarta-feira (2/4), da qual participaram parlamentares e representantes da Prodabel, a Empresa de Informática e Informação do Município. Requerida pelo vereador Marcelo Aro (PHS) e promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, a reunião discutiu propostas para ampliar as áreas cobertas pelo wi-fi gratuito em espaços públicos da capital.

Marcelo Aro é autor de um projeto de lei, ainda sem número, que objetiva ampliar as oportunidades de acesso gratuito à internet, em ambientes públicos da cidade. De acordo com Francisco Mansilha, da Prodabel, Belo Horizonte conta hoje com 437 pontos de acesso livre à internet. Desses, 385 são centros de inclusão digital instalados em espaços como ONGs, bibliotecas e outros equipamentos indicados pelas próprias comunidades. Nesses locais, o cidadão têm acesso à telecentros que contam, em média, com dez computadores conectados à rede.

Ainda segundo a Prodabel, em outros 52 pontos da cidade estão disponíveis hot spots com antenas de acesso à internet sem fio (wi-fi). Atualmente, 7 praças, 4 parques e 23 vilas e favelas contam com a tecnologia. Praça da Liberdade, Praça Sete e Raul Soares, além da Vila Marçola e do Bairro Cabana são exemplos de territórios contemplados. Nesses e em outros locais, qualquer cidadão com um notebook, smartphone ou outro dispositivo móvel pode se conectar por até três horas por dia. Segundo Mansilha, a rede BH Digital já conta com mais de 92 mil usuários cadastrados e registrou 2 milhões de acessos, desde janeiro de 2013.

Projeto de lei

Para Marcelo Aro, a apresentação desses dados, em audiência, abriu espaço para a Câmara aprofundar o diálogo com a Prefeitura e a Prodabel a respeito do tema. Segundo o parlamentar, a reunião forneceu referências para a proposição de melhorias ao serviço disponibilizado à população. A ideia é que o projeto de lei apresentado por ele amplie o alcance do serviço e crie novos locais onde o acesso gratuito esteja disponível. Nesse intuito, o vereador convidou a equipe da Prodabel a apresentar sugestões e propor incrementos ao PL, no intuito de viabilizar a construção de uma ampla rede de acesso público à internet na capital.

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional