VISITA TÉCNICA

Comissão de Saúde visita mais três centros de saúde na Regional Pampulha

Desta vez, foram vistoriadas as unidades Ouro Preto, Santa Terezinha e Serrano

terça-feira, 29 Abril, 2014 - 00:00
Vereadores percorreram centros de saúde e conversaram com funcionários e usuários

Vereadores percorreram centros de saúde e conversaram com funcionários e usuários

Dando prosseguimento à programação de vistorias a postos de saúde e unidades de pronto atendimento da capital, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou na manhã desta terça-feira (29/4) uma visita técnica aos centros de saúde Ouro Preto, Santa Terezinha e Serrano, localizados nos bairros de mesmo nome, todos na Regional Pampulha. Requerida pelo Professor Wendel (PSB), a visita às unidades contou com a presença dos vereadores Doutor Sandro e Dr. Nilton, ambos do PROS, Bim da Ambulância (PTN) e Veré da Farmácia (PTdoB).

Com o objetivo de verificar em campo as condições estruturais dos centros de saúde e a qualidade do atendimento oferecido à população, os vereadores vêm percorrendo as instalações e conferindo os recursos humanos e materiais disponíveis nas unidades, além de conversar com servidores e usuários. Ao final da atividade, a Comissão vai elaborar um relatório indicando os aspectos positivos e aqueles que precisam ser melhorados na estrutura e no atendimento das unidades, que será encaminhado ao Executivo Municipal.

Na quarta-feira (30/4), a comitiva parlamentar segue para a região Norte, onde vai avaliar o funcionamento dos centros de saúde Etelvina Carneiro, Aarão Reis e São Bernardo.

Ouro Preto

Primeiro a ser fiscalizado, o Centro de Saúde Ouro Preto foi considerado satisfatório pelos vereadores. Durante a visita, eles acompanharam a rotina do CS e assistiram à reunião do grupo de diabetes, onde os pacientes recebem orientações sobre a doença e o tratamento. A usuária Ida Costa elogiou o atendimento e afirmou que os medicamentos necessários nunca faltaram na farmácia do posto. Segundo a gerente Vanessa Wilke, o CS possui quatro equipes completas de Saúde da Família, um clínico e dois pediatras, e aguarda a contratação de um médico ginecologista. A unidade tem cerca de 20 mil usuários cadastrados e atende uma média de 500 pessoas por dia e, de acordo com Wilke, a infraestrutura e o quadro de funcionários são compatíveis com a demanda.

O vereador Doutor Sandro observou que, apesar de antiga, a unidade dispõe de uma estrutura razoável, especialmente após a construção do anexo que hoje abriga o setor de Saúde Bucal, obtida por meio do Orçamento Participativo.  Para ele, apesar de algumas limitações e da necessidade de algumas melhorias, o Centro “tem dado conta” de atender à população local, especialmente a de baixa renda.

Santa Terezinha

Na segunda unidade visitada, a comitiva foi recebida pelo gerente Leonardo Marques. Ele informou que a principal demanda do CS Santa Terezinha é o atendimento e acompanhamento de doentes crônicos, como diabéticos e hipertensos e tem capacidade de atender 40 casos agudos por dia. Segundo o gerente, o CS possui cinco equipes completas de Saúde da Família e todas as especialidades estão com as vagas preenchidas. Com quase 30 mil usuários cadastrados e cerca de 240 pacientes por dia, a unidade está funcionando provisoriamente em uma casa alugada, mas até o final de maio as obras de reforma e ampliação da sede deverão estar concluídas.

Apesar de reclamações de alguns presentes em relação à demora no atendimento e à sobrecarga da unidade, Professor Wendel elogiou as condições de funcionamento e destacou a avaliação positiva dos usuários. Para ele, a transferência para a nova sede certamente irá melhorar ainda mais o atendimento.

Serrano

Com 16 mil usuários cadastrados, o Centro de Saúde Serrano conta com três equipes de Saúde da Família completas, um clínico e dois pediatras, mas também enfrenta a falta de ginecologista. Além disso, de acordo com a gerente Cássia Quintão, a infraestrutura é bastante precária, levando a unidade a ser incluída no projeto de parceria público-privada para a construção de uma nova sede.

Elogiando a qualidade e a dedicação da equipe, o vereador Dr. Nilton lamentou as deficiências estruturais do centro de saúde, que recebe cerca de 300 pessoas por dia. “Esperamos que o edital para a nova unidade seja lançado o mais breve possível”, reforçou o parlamentar.

Superintendência de Comunicação Institucional