VISITA TÉCNICA

Comissão de Saúde verifica UPAS Norte, Venda Nova e Pampulha

Foram avaliadas questões como infraestrutura, equipe e qualidade do atendimento

quarta-feira, 16 Abril, 2014 - 00:00
Foram avaliadas questões como infraestrutura, equipe e qualidade do atendimento - Foto: Mila Milowiski

Foram avaliadas questões como infraestrutura, equipe e qualidade do atendimento - Foto: Mila Milowiski

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta quarta-feira (16/4), visitas técnicas a três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Norte, Venda Nova e Pampulha. Foram avaliadas questões como infraestrutura, equipe e qualidade do atendimento. O vice-presidente da Comissão, Dr. Nilton (PROS), avaliou que as visitas foram muito positivas e destacou os principais problemas enfrentados pelas unidades seriam infraestrutura insuficiente e/ou inadequada, sobrecarga pelo atendimento a pacientes de outros municípios e falta de retaguarda de leitos (disponibilidade de leitos em hospitais para encaminhamento). Em contrapartida, os vereadores reconheceram a qualidade do atendimento, prestado por “profissionais qualificados”.  

Na UPA Norte, vários pacientes se queixaram da espera por atendimento, de falta de remédios e materiais. Nessa unidade foi registrado o maior número de reclamações. Usuários das UPAs Pampulha e Venda Nova apresentaram poucas reclamações e fizeram elogios às estruturas.

As três unidades contam, em geral, com equipes formadas por clínicos, clínicos horizontais, pediatras, cirurgiões, ortopedistas, enfermeiros, enfermeiros horizontais, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, técnicos de raio X, técnicos administrativos, assistentes sociais, farmacêuticos e bioquímicos. Também atendem uma média de 200 a 250 pacientes por dia e cinco mil por mês.

Segundo a membro do Colégio Gestor de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Hernandes, a infraestrutura é o principal desafio da UPA Norte, principalmente diante da demanda crescente e do recebimento de pacientes de outras cidades. Mas ela informou que estão previstas a construção de duas novas UPAS para substituir a Norte. Hernandes também informou que a unidade trabalha com um total de 380 funcionários, sendo 96 médicos, e que 97% dos pacientes conseguem resolver suas demandas na unidade. O presidente da Comissão, vereador Bim da Ambulância (PTN), criticou a infraestrutura e reforçou o profissionalismo dos funcionários, que “estão trabalhando no limite”.

Venda Nova

O vereador Doutor Sandro (PROS) elogiou a infraestrutura da UPA Venda Nova, explicitando a utilização de equipamentos adequados, espaço que favorece o fluxo, salas maiores e adequação das salas de urgência e emergência. “A UPA Venda Nova pode servir de referência para outras unidades”, elogiou. Ele citou como problemas a demanda aumentada por causa do atendimento a pacientes de fora de Belo Horizonte e a eventual falta de médicos devido à alta rotatividade da classe. Para o presidente da Comissão Local de Saúde da UPA Venda Nova, Sérgio Andrade, o atendimento tem sido feito na medida do possível e a demanda é grande em função do fluxo de pacintes da RMBH e do fato de a unidade ser referência em pediatria.

Segundo a gerente da UPA Venda Nova, Andrea Rocha, a unidade tem um total de 200 funcionários, sendo 70 médicos. No plantão, são 38 funcionários. Ela afirmou que o principal desafio é a melhoria da comunicação com os municípios adjacentes, visando evitar sobrecarga. Rocha também informou que, para o segundo semestre deste ano, está prevista a inauguração de uma maternidade na unidade.

Pampulha

A gerente da UPA Pampulha, Raissa Soares, informou que a unidade tem 130 funcionários, sendo 62 médicos e 22 enfermeiros. O plantão tem 36 funcionários. Ainda segundo ela, estão sendo feitas modificações na infraestrutura, considerada a principal dificuldade da UPA Pampulha, que será substituída por outra unidade.

Segundo o Dr. Nilton, a unidade da Pampulha tem a pior infraestrutura das três visitadas nesta quarta-feira (16/4), além de também apresentar sobrecarga de demanda, falta de alguns materiais e de retaguarda de leitos, “fazendo com que o paciente fique esperando”. Entretanto, ele destacou a qualidade do atendimento e a qualificação dos profissionais.

Também estiveram presentes nas visitas os vereadores Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) e Veré da Farmácia (PTdoB).

Superintendência de Comunicação Institucional