TV CÂMARA

BRT-Move e violência contra a mulher são destaques da semana na TV Câmara

Programas Debate e Entrevista podem ser conferidos pela TV a cabo ou internet

quarta-feira, 9 Abril, 2014 - 00:00

O aumento dos casos de estupro e violência contra a mulher e a repercussão da pesquisa sobre o tema realizada pelo IPEA estão em pauta nas ruas e nas redes sociais de todo o país. Em Belo Horizonte, a implantação parcial do BRT-Move gerou polêmica e várias questões vêm sendo levantadas pelos usuários do sistema. Para avaliar e debater esses assuntos, vereadores e especialistas estarão nos programas Câmara Debate e Câmara Entrevista desta semana, que estreiam respectivamente na próxima quinta (10/4) e sexta-feira (11/4), às 18h, pelo canal 11 da NET e da Oi TV, com reprises em outros dias e horários.

Assim como em outras cidades, a violência contra a mulher na capital mineira está cada vez mais preocupante; em Belo Horizonte, a média de estupros subiu de 18 em 2013 para 22 nos dois primeiros meses de 2014. Casos de lesão corporal, ameaças, crimes contra a honra e outras formas de violência também aumentaram: somente em fevereiro deste ano, foram registradas 1077 ocorrências na Delegacia da Mulher. No último dia 27 de março, a divulgação dos resultados da pesquisa sobre “Tolerância Social à Violência Contra as Mulheres”, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), gerou grande repercussão em todo o país.

Para discutir as polêmicas da pesquisa e os diversos aspectos envolvidos nos casos de abuso, o Câmara Debate desta semana reunirá a coordenadora dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Belo Horizonte, Cláudia Monteiro Rocha; a pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher da UFMG, Laura Martello; a psicóloga e gerente do Benvinda – Centro de Apoio à Mulher da PBH, Daniele Costa Caldas; e a vereadora Elaine Matozinhos (PTB), uma das fundadoras da Delegacia da Mulher em Belo Horizonte.

O programa tem reprises na sexta-feira às 6h30, no sábado às 17h30, no domingo às 7h. Na próxima semana, na segunda e quarta-feira, às 6h30, e na terça às 18h.

BRT/Move

Já o Câmara Entrevista desta semana irá analisar a primeira etapa de implantação do BRT/Move em Belo Horizonte e mostrar como a Prefeitura e a BHTrans estão trabalhando os problemas observados antes de completar a implantação do novo sistema de transporte da capital. O programa terá a participação do secretário geral da Associação dos Usuários do Transporte coletivo da RMBH Francisco Maciel, do superintendente de Planejamento e Pesquisa da BHTrans Rogério Carvalho Silva e do vereador Joel Moreira Filho (PTC), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.

As reprises do programa podem ser conferidas no sábado às 7h30, no domingo às 17h, na segunda e na quarta-feira às 18h, na terça e na quinta às 6h30.

A programação da TV Câmara também pode ser acompanhada pela internet, no endereço www.tvcamarabh.com.br.

Superintendência de Comunicação Institucional