AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores cobram obras de mobilidade no Buritis

Pequenas intervenções no bairro estão sendo feitas, mas não há nenhum grande empreendimento previsto

segunda-feira, 24 Março, 2014 - 00:00
Comissão de Transporte e Sistema Viário discute mobilidade urbana no bairro Buritis

Comissão de Transporte e Sistema Viário discute mobilidade urbana no bairro Buritis

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou audiência pública nesta segunda-feira (24/3), para discutir a mobilidade urbana no Bairro Buritis. A audiência foi requerida pelo vereador Marcelo Aro (PHS). Dentre os problemas citados, destaca-se o grande adensamento, que gera congestionamentos e infrações de trânsito.

O Buritis é um dos bairros que mais crescem em Belo Horizonte. As construções no local são do começo dos anos 80. Depois de 1985, o bairro começou um processo de verticalização e, em 1987, chegou a ser considerado o maior canteiro de obras da capital. Hoje é o bairro mais populoso da região Oeste da cidade e, com isso, os engarrafamentos passaram a ser constantes. Já foram feitas várias intervenções na principal avenida, a Mário Werneck, mas o problema não foi resolvido.

O arquiteto da Prefeitura Tiago Esteves Gonçalves da Costa, representando o gerente da Secretaria de Governo, Leonardo Amaral Castro, relatou que o Bairro Buritis teve uma ocupação muito intensa a partir da década de 90 e que, em 2010, houve uma alteração na Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo, que mudou a classificação da região de “área de adensamento preferencial” (que permitia maior adensamento), para “área de adensamento restrito” (menor adensamento), uma tentativa da Prefeitura de evitar o agravamento do problema.  Segundo ele, também há projetos estruturantes para entradas e saídas do bairro.

O gerente de Ação Regional Barreiro/Oeste, Weslei Alves Rodrigues, representando o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César, afirmou que a empresa faz monitoramento diário na região e que, desde 2011, houve uma intensificação da fiscalização, em trabalho conjunto com a Polícia Militar. Ele explicou a razão: “Hoje temos uma situação de adensamento alto com ocupação muito rápida, e o sistema viário atual não é suficiente”. Além disso, segundo ele, a demanda intensa por acesso e estacionamento acaba contribuindo para maior número de infrações de trânsito. Só neste ano, já foram lavrados 480 atos de infração.

Intervenções

Rodrigues comentou sobre pequenas intervenções em projeto ou em processo de implementação para minimizar o problema de mobilidade urbana. Uma delas, já sendo implantada, é a colocação de um semáforo na Rua Maria Helbutt Surrete com Avenida Mário Werneck, e um alargamento da Avenida Mário Werneck entre as ruas José Hemetério Andrade e Maria Helbutt Surrete. Também há um projeto de semáforo na Rua José Hemetério Andrade com Avenida Mário Werneck e alargamento de outros trechos dessa via. “Outras intervenções ao longo da Mário Werneck estão sendo estudadas. O Buritis é alvo constante de estudos e monitoramento”, defendeu Alves, embora tenha admitido que não há nenhuma grande obra prevista para o bairro.

O vereador Juliano Lopes (SDD), que presidiu a audiência por impossibilidade de comparecimento do vereador Marcelo Aro (PHS), colocou a Câmara à disposição dos presentes. Como encaminhamentos, ele citou: “Vamos solicitar que algumas vias sejam alteradas para mão única, e em outras seja proibido estacionar. Também enviaremos ofício à Sudecap perguntando se está prevista alguma grande obra para o bairro”.

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional