VILA SÃO TOMAZ

Moradores pediram mais agilidade na entrega de obras do Vila Viva

Comunidade também reivindicou revisão nos valores da bolsa moradia

quinta-feira, 27 Março, 2014 - 00:00
Comunidade discutiu atrasos nas construção de moradias populares (Foto: Divulgação CMBH)

Comunidade discutiu atrasos nas construção de moradias populares (Foto: Divulgação CMBH)

A demora na entrega dos apartamentos do programa Viva Viva, na Vila São Tomaz, região Norte de BH foi discutida em audiência pública realizada na quarta-feira (26/3), na Câmara Municipal. Moradores afirmam que poucas unidade foram entregues e reclamam da defasagem no valor da bolsa moradia, auxílio que recebem enquanto esperam a conclusão das obras. Requerida pelo vereador Iran Barbosa (PMDB), a reunião foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário.

Situada nas proximidades do Aeroporto da Pampulha, a Vila São Tomaz passa por obras de requalificação urbana. Elas conduziram à desapropriação de imóveis que darão lugar a habitações populares, construídas no âmbito do Programa Vila Viva. Cerca de 1300 famílias foram removidas. Parte delas optou por receber o valor da indenização em dinheiro, mas quase seiscentas famílias, no entanto, preferiam ser contempladas com os novos apartamentos. Nesses casos, enquanto as obras não se encerram, elas recebem uma bolsa de R$ 500,00 para custear despesas de aluguel. Na audiência, moradores contaram que o valor não tem sido suficiente para cobrir as despesas de moradia. Segundo relatos, o valor do auxílio está congelado e o aumento dos preços no mercado imobiliário tem levado muitas famílias a passar dificuldades.

Atrasos

As remoções de moradores começaram em 2010. Na oportunidade, a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) definiu um prazo de um ano e meio para entregar os novos apartamentos. No entanto, o acordo não foi integralmente cumprido, e muitas famílias ainda não receberam a casa própria. Além da demora, os moradores reclamam também da falta de informações sobre os prazos e de constantes paralizações nas obras.

Representantes da PBH reconheceram o atraso. Para Patrícia Batista, diretora de Obras da Urbel, a conjunção de vários fatores conduziu ao problema. Dentre eles, ela cita a ocorrência de chuvas e de mudanças no projeto. A gestora afirmou, ainda, que o desempenho da empresa contratada para realizar o serviço tem sido pior do que o esperado, o que levou a adiamentos na entrega dos apartamentos.

Encaminhamentos

Requerente da audiência, o vereador Iran Barbosa afirmou que todas as reclamações serão discutidas em reunião com o presidente da Urbel, da qual participarão representantes da Câmara e moradores da Vila São Tomaz. O vereador afirmou que cobrará indicações concretas de prazos para encerramento dos trabalhos e que também colocará em pauta a possibilidade de revisão no valor da bolsa moradia. Como alternativa para solucionar o problema dos moradores, o parlamentar pretende ainda discutir a viabilidade de que eles sejam encaminhados para programas habitacionais instalados em outros bairros ou que, ao invés de esperar pelos imóveis, eles recebam o valor integral da indenização pela desapropriação de suas antigas moradias.  

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional