ESPORTE

Audiência discutiu construção de campo de futebol na Vila São Tomás

Risco de enchentes, no entanto, podem atrapalhar a obra

quarta-feira, 19 Fevereiro, 2014 - 00:00
Audiência discutiu construção de campo de futebol na Vila São Tomás  (Foto: Mila Milowski)

Audiência discutiu construção de campo de futebol na Vila São Tomás (Foto: Mila Milowski)

A instalação de equipamentos esportivos na Vila São Tomaz, região Norte de Belo Horizonte, foi tema de audiência pública realizada nesta quarta-feira (19/2), na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Representantes da comunidade cobraram a instalação de um campo de futebol no local, alegando que o bairro carece de estruturas voltadas para a promoção do esporte e do lazer, que são diretos do cidadão. Solicitada pelo vereador Iran Barbosa (PMDB) e promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, a reunião contou com a participação de moradores do bairro e de representantes da Prefeitura.

Atualmente, a Vila São Tomaz passa por obras de requalificação urbana no âmbito do programa Vila Viva. Situada às margens do ribeirão Pampulha, a área sofre com inundações nos períodos chuvosos. Em função disso, a Prefeitura realizou a remoção das casas situadas em trechos alagáveis, destinando às famílias desalojadas outras moradias. Em conjunto com essas e outras intervenções, o projeto da PBH contempla a construção de duas quadras poliesportivas no local. A proposta descontenta alguns moradores, que consideram que um campo atenderia melhor a demanda da comunidade, uma vez que o bairro conta com várias equipes e escolinhas de futebol. 

Patrícia Batista, diretora de obras da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), defende, contudo, que a escolha pelas quadras poliesportivas obedece a critérios técnicos. Segundo ela, a instalação de um campo de futebol com dimensões oficiais levaria ao aumento da área inundável na Vila, o que implica a remoção de mais famílias. O número de casas desapropriadas subiria de 1.200 para 1.600, aumentando o impacto social da intervenção no bairro. Moradores presentes na audiência, no entanto, afirmaram existir outros lotes disponíveis no bairro e aptos a receber o campo.  

Para encontrar soluções para o impasse, o vereador Iran Barbosa solicitou que a equipe de consultores da Câmara avalie tecnicamente o projeto da PBH e faça uma visita à Vila São Tomaz, para conhecer o espaço e avaliar se construção de um campo no local é viável ou se pode representar problemas para a contenção da água das chuvas.

Estiveram presentes na reunião da Comissão, dentre outros, os vereadores Arnaldo Godoy (PT), Iran Barbosa, Pelé do Vôlei (PTdoB) e Ronaldo Gontijo (PPS), bem como representantes da Urbel e da Secretaria de Administração Regional Norte.

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional