Câmara foi ao Padre Eustáquio discutir problemas de segurança
População está apreensiva com o aumento da criminalidade no bairro

Moradores do Bairro Padre Eustáquio, na regional Noroeste de BH, têm reclamado do avanço da criminalidade e da recorrência de assaltos na região. Para buscar soluções para o problema, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal promoveu uma audiência pública na noite de terça-feira (26/11), na Escola Estadual Padre Eustáquio. O encontro, que contou com grande adesão da comunidade, reuniu ainda parlamentares e representantes do Executivo, que ouviram demandas dos moradores e apresentaram propostas para o enfrentamento do problema. A audiência foi requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB).
No mês de outubro, o assalto a uma joalheira do bairro terminou com o assassinato de proprietário, um idoso de 80 anos. Outros comerciantes relatam ainda casos de invasões e de furtos em estabelecimentos locais. Diante das ocorrências, a sensação de insegurança tem aumentado entre moradores e pessoas que frequentam ou trabalho no bairro.
Requerente da audiência, o vereador Gilson Reis ressaltou a firme participação da comunidade no evento, que recebeu mais de cem pessoas para discutir o tema. O parlamentar, contudo, lamentou a ausência de algumas das autoridades convidadas, como representantes do poder público estadual, e informou que foi aprovada uma moção de repúdio ao que ele classificou como uma postura de “descompromisso” em face dos problemas enfrentados pela população. Já o vereador Orlei afirmou que é necessário “repensar a segurança”. Segundo o parlamentar, a Polícia Militar não tem dado conta de oferecer a proteção a que população tem direito.
A Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai atuar no reforço à segurança no bairro. Segundo Cristiano Lamas, Secretário de Administração Regional Nordeste, a iluminação será melhorada e a rede de videomonitoramento local passará por ampliações, no intuito de contribuir para o aumento progressivo da segurança da comunidade.
Superintendência de Comunicação Institucional