COMBATE ÀS DROGAS

Comissão Especial de combate ao crack terá lançamento oficial

Seminário e visitas técnicas estão previstas

quarta-feira, 2 Outubro, 2013 - 00:00
Seminário e visitas técnicas a pontos de concentração de usuários estão previstas

Seminário e visitas técnicas a pontos de concentração de usuários estão previstas

Uma reunião especial irá marcar o lançamento oficial da Comissão Especial de Estudos para o Combate ao Crack e outras Drogas na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor, serão entregues diplomas de reconhecimento a pessoas e instituições que se destacaram no enfrentamento do problema. O evento será no próximo dia 14, às 19h, no Plenário Amynthas de Barros. Uma audiência pública, visitas a pontos de concentração de usuários e um seminário conjunto com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) também foram deliberados na reunião de hoje (2/10).

Em sua 7ª reunião, realizada nesta quarta-feira (2/10), vereadores da Comissão Especial definiram os detalhes da realização do evento que marcará seu lançamento oficial. O presidente, Professor Wendel (PSB), distribuiu aos colegas os convites a serem enviados e os 30 diplomas, já confeccionados, que serão entregues a pessoas e instituições que se destacaram na prevenção e combate ao uso de drogas, tratamento e apoio de dependentes químicos e seus familiares.

Relacionando os 19 agraciados já definidos, Wendel lembrou que 11 ainda estão em aberto, solicitando aos vereadores que façam suas indicações em tempo. Entre as autoridades convidadas, foram incluídos parlamentares, secretários e conselheiros nacionais, estaduais e municipais ligados às áreas de saúde, juventude e combate às drogas. O presidente agradeceu especialmente o vereador e pastor Jorge Santos (PRB), membro da Comissão, por seu empenho e mobilização em prol da questão das drogas e na promoção do evento, e solicitou a colaboração de todos para sua divulgação.

Audiência pública, visitas técnicas e seminário

De posse do relatório produzido pela consultoria técnica da Casa, referente às reuniões, atividades e contribuições acolhidas pela comissão de mesmo nome constituída na última legislatura (2009/2012), os atuais integrantes decidiram realizar uma audiência pública para apresentação dos trabalhos e dos resultados obtidos entre 2011 e 2012. Para o encontro, a ser realizado no dia 16 de outubro, serão convidados todos os presentes ao evento do dia 14.

Por sugestão de Jorge Santos, que atua em ações de abordagem, orientação espiritual e encaminhamento de usuários para tratamento, os vereadores deliberaram a realização de visitas a alguns pontos de concentração de usuários de drogas, com a finalidade de alertar a população para o alastramento do problema e mobilizar as autoridades. O parlamentar se dispôs a fazer contatos com veículos de comunicação solicitando a cobertura, buscando alcançar maior repercussão na sociedade.

Em articulação com a comissão similar constituída na Assembleia Legislativa, o Professor Wendel sugeriu ainda a organização de um seminário conjunto, com o objetivo de somar forças e ampliar o alcance das ações, e informou que irá agendar uma reunião no Legislativo Estadual para tratar do assunto.

Novos titulares

Requerida em março deste ano com a finalidade de propor, discutir, acompanhar e fiscalizar políticas públicas de combate às drogas, abordando aspectos sociais, educacionais e de saúde, a comissão é composta, além do Professor Wendel e Jorge Santos, pelos vereadores Coronel Piccinini (PSB), Marcelo Álvaro Antônio (PRP) e Dr. Sandro (PCdoB).

Acolhendo sugestão do vereador Wellington Sapão (PSB), que é um dos suplentes, o presidente irá requerer alterações na composição do colegiado. Considerando o envolvimento e a frequência nas reuniões, deverão ser promovidos a titulares aqueles que vêm participando mais efetivamente das atividades.

Além do Professor Wendel, Jorge Santos e Sapão, participou da reunião o vereador Bim da Ambulância (PTN), que completou o quórum na condição de líder do partido, já que um dos suplentes da Comissão, Delegado Edson Moreira, pertence a seus quadros.

Assista aqui à reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional