Em audiência, moradores questionaram a ausência de espaços de lazer e atividades físicas no Barreiro
Vereadores foram à comunidade conhecer de perto demanda por centro esportivo

Em audiência, moradores questionaram ausência de espaços de lazer no Barreiro. Área de 12mil m² será centro esportivo.
A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, na noite de ontem (terça-feira, 23/4), audiência pública para discutir a revitalização de uma área de 12mil m², no Barreiro, utilizada como esconderijo para usuários de drogas e assaltantes. Requerente da audiência, o vereador Marcelo Álvaro Antônio (PRP) sugeriu a criação de um centro esportivo no terreno, que atenda à comunidade. A Prefeitura garantiu a destinação de R$ 1,3 milhão para recuperação do espaço.
A área está localizada aos fundos do Centro de Apoio Comunitário (CAC) Barreiro, na Rua Pinheiro Chagas, Bairro Santa Helena. O vereador Marcelo Álvaro Antônio destacou que, além da necessidade de revitalizar a área, há uma grande demanda por espaços de lazer condizentes com a dimensão e a importância da região. “Se fosse uma cidade, o Barreiro seria a oitava maior de Minas Gerais. A região cresceu muito, mas os espaços ficaram confinados”, pontuou o parlamentar.
“A comunidade vem lutando, há bastante tempo, por um espaço de lazer. Atualmente, para fazer uma caminhada, é preciso ir até a avenida e correr no meio dos carros”, afirmou Nilo Resende, presidente da Associação Comunitária Santa Helena.
De acordo com Marcelo Álvaro Antônio, a proposta é transformar a área ociosa em um centro esportivo com quadras, pistas de corrida, espaço para brinquedos e Academia da Cidade. A Secretaria de Administração Regional Barreiro afirmou que os recursos já estão garantidos pelo orçamento participativo e serão aplicados na recuperação do espaço.
CAC Barreiro
A audiência foi realizada na sede do CAC Barreiro, um importante espaço de convivência e aprendizado para a comunidade, de acordo com os moradores. “Eu estou aprendendo matemática, ciências, tudo isso... Porque não tive oportunidade de estudar antes”, afirmou Alaide Pereira, cabeleireira, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no CAC Barreiro. Alaide contou que precisou trabalhar desde jovem para sustentar a família e, agora, com os filhos adultos, pôde começar a estudar.
Além da EJA, com aulas quatro vezes por semana, o CAC oferece cursos de reciclagem de retalhos e profissional da beleza, oficina de jardinagem, aulas de yoga e grupo coral. O CAC Barreiro atende a 400 idosos e dezenas de jovens e adultos por meio de outros serviços como a biblioteca comunitária, o telecentro e o salão escola.
Também participaram da reunião, os vereadores Wellington Bessa “Sapão” (PSB), Bim da Ambulância (PTN), Veré da Farmácia (PTdoB), Juliano Lopes (PSDC) e Pelé do Vôlei (PTdoB).
Superintendência de Comunicação Institucional