PLENÁRIAS

Aprovado em 1º turno cargo de professor para educação infantil

Foram aprovados cinco PLs em 2º turno e outros oito em 1º turno

sexta-feira, 9 Novembro, 2012 - 00:00
Reunião plenária aprova, em 1º turno, cargo de Professor para Educação Infantil

Reunião plenária aprova, em 1º turno, cargo de Professor para Educação Infantil

Na quinta reunião plenária de novembro, realizada nesta sexta-feira (9/11), os vereadores concluíram a apreciação dos vetos que sobrestavam a pauta, mantendo a rejeição do Executivo a dois projetos da Casa. Ainda, foram aprovados cinco projetos de lei em 2º turno e outros oito ainda em 1º turno. Entre eles, o PL 2337/12, de autoria do Executivo, que transforma o cargo de educador infantil em professor para educação infantil. Em 2º turno, destaca-se o PL 2066/12, de Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), aprovado com subemenda substitutiva do vereador Edinho Ribeiro (PT do B), que prevê a implantação do Programa Municipal de Vacinação contra o HPV - Human Papiloma Virus, por meio de campanhas educativas, vacinação e exames anuais direcionados a adolescentes de ambos os sexos.

Aprovado em 1º turno por 28 vereadores, o PL 2337/12, apresentado pelo Executivo, transforma o cargo público efetivo de educador infantil (criado pela Lei 8.679, de 2003) no cargo público efetivo de professor para a educação infantil, passando a integrar o Quadro Especial da Secretaria Municipal de Educação e o Plano de Carreira dos Servidores da Educação da PBH, instituídos pela Lei 7235, de 1996.

Entre os méritos do projeto aprovado, os vereadores apontam o reconhecimento e valorização desses profissionais, fundamentais à formação da criança, destacando que a qualificação do educador infantil como professor garantirá a equiparação dos vencimentos aos dos atuais professores municipais, além de permitir a acumulação lícita de cargos públicos, como previsto na Constituição da República e na Lei Orgânica do Município.

Encaminhando pela aprovação do PL, Arnaldo Godoy (PT) e Adriano Ventura (PT) destacaram, porém, que o atual projeto de alteração do cargo de educador infantil ainda não atende ao conjunto de reivindicações da categoria. Os vereadores reconhecem, no entanto, que já é um avanço no processo de valorização desses professores.

Amplamente discutido pelos vereadores e pelo sindicato dos professores no 1º semestre deste ano, o atual projeto é uma reapresentação do Substitutivo-Emenda nº 5 (ao projeto inicial nº 2068/12) rejeitado em 2º turno pelo plenário em maio de 2012.

Vetos mantidos

PL 936/09, de João Oscar (PRP). Veto total à Proposição de Lei nº 145/12, que "Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de assistência social nas escolas públicas municipais". Veto mantido com 18 votos a favor, dois votos pela derrubada e uma abstenção.

PL 1826/11, de Carlúcio Gonçalves (PR). Veto total à Proposição de Lei nº 151/12, que "Altera a Lei nº 9.725/09, que 'Institui o Código de Edificações do Município de Belo Horizonte e dá outras providências'".Veto mantido com 21 votos a favor.

Outros projetos aprovados em 2º turno

PL 407/09, de Maria Lúcia Scarpelli (PC do B), que institui o Dia Municipal do Pesquisador Científico.

PL 2027/11, de Heleno (PHS), que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame de oximetria de pulso "Teste do Coraçãozinho" de recém - nascidos nos hospitais públicos e privados do Município.

PL 1915/11, de Daniel Nepomuceno (PSB), que institui no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município de Belo Horizonte o "St. Patrick's Day".

PL 2096/12, de Moamed Rachid (PDT), que dispõe sobre a Criação do Dia Municipal do Círculo de Oração das Igrejas Assembleia de Deus.

1º turno

PL 2055/11, de Cabo Júlio (PMDB); Joel Moreira Filho (PTC) e Autair Gomes (PSC), que dispõe sobre a proibição de publicidade comercial de bebidas alcoólicas nos veículos de comunicação, concessionárias e permissionárias do serviço público em todo o Município.

PL 1864/11, de Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), que institui o programa Municipal de vacinação contra a hepatite B no Município de Belo Horizonte e dá outras providências.

PL 1871/11, de Divino Pereira (PMN), que dispõe sobre indenização aos comerciantes prejudicados por realização de obra pública em Belo Horizonte.

PL 1912/11, de Carlúcio Gonçalves (PR), que dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização luminosa nos táxis que prestam serviços na cidade de Belo Horizonte.

PL 1975/11, de Elaine Matozinhos (PTB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação do cardápio da merenda escolar pelo Executivo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e dá outras providências.

PL 2017/11, de Daniel Nepomuceno (PSB), que institui o dia da Paz do Espírito de Assis no município de Belo Horizonte.

PL 2206/12, de Sílvia Helena (PPS), que dispõe sobre os princípios, e os objetivos da política de atenção integral à saúde do homem.

Confira aqui a pauta da próxima reunião (12/11)

Superintendência de Comunicação Institucional