MÉRITO LEGISLATIVO

Grande Colar marca reconhecimento de personalidades e entidades

Centenas de pessoas acompanharam a solenidade de entrega da honraria na noite desta segunda-feira (19) no Palácio das Artes. Os 41 vereadores da capital prestaram homenagens especiais como formas de reconhecimento de ações e serviços que contribuíram para a melhoria da vida na cidade. Na área social, nas artes, na política ou no meio empresarial, pessoas e instituições que se destacaram foram condecoradas com o Grande Colar do Mérito Legislativo, maior comenda concedida pela Câmara de BH.

terça-feira, 20 Setembro, 2011 - 00:00
Grande Colar marca reconhecimento de personalidades e entidades

Grande Colar marca reconhecimento de personalidades e entidades

Em solenidade que lotou o Grande Teatro do Palácio das Artes, na noite desta segunda-feira (19), a Câmara Municipal condecorou 78 pessoas e instituições que “influenciaram os rumos da vida da capital mineira”, nas palavras do presidente Léo Burguês de Castro (PSDB).  A cerimônia de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo foi acompanhada por autoridades municipais, estaduais e federais que participaram da homenagem ao saudoso mineiro José Alencar, ex vice-presidente da República e patrono da medalha.

Os 78 agraciados foram indicados por cada um dos 41 vereadores, pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Agraciamento. Empresários, políticos, representantes dos poderes Executivo e Judiciário, militares, religiosos, artistas e instituições de notável mérito e destaque receberam o reconhecimento especial da Câmara de BH, simbolizado por sua maior comenda. “A diversidade entre os homenageados traduz a composição democrática do Legislativo da capital mineira, lugar perfeito para agregar representantes de todos os segmentos, diferentes manifestações de vontade e aspirações sociais”, declarou Léo Burguês.

Além de assistir à entrega das honrarias, familiares e autoridades como o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, acompanharam duas apresentações do Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado. O prefeito Marcio Lacerda falou sobre sua participação na homenagem: “O Executivo tem tido uma relação produtiva com a Câmara Municipal, baseada num convívio republicano e, por isso, estamos presentes nesse momento tão importante para a vida da cidade”.

Como orador oficial da cerimônia, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, discursou em nome de todos os agraciados da noite. Ele relembrou raízes familiares, como o avô nascido na cidade mineira de Cruzília, e reforçou laços com o estado vizinho. “Se São Paulo e Minas são estados irmãos, no Vale do Paraíba, onde nasci, essa proximidade é ainda mais evidente. Ser mineiro passa a fazer parte do meu currículo, e receber essa honraria em nome dos paulistas é oferecer trabalho e parceria”, destacou Alckmin.

O Patrono José Alencar

O grande homenageado da noite foi o ex vice-presidente da República, José Alencar, patrono do Grande Colar do Mérito Legislativo em 2011. As qualidades do mineiro que lutou por 14 anos contra uma série de tumores e faleceu em 29 de março deste ano foram destacadas pelas autoridades presentes: “Empresário de sucesso, homem público respeitado e espelho de luta para o povo brasileiro” (Léo Burguês de Castro); “Homem que impressionou pela perseverança e fé inquebrantável em momentos difíceis. Exemplo do que há de melhor no Brasil” (Geraldo Alckmin)

O irmão do ex vice-presidente, Antônio Gomes da Silva Filho, representou a família e agradeceu a homenagem. Ele fez referência a personalidades, como Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek, que em anos anteriores foram oradores ou patronos da comenda, e ainda lembrou que o próprio José Alencar foi orador do evento em 2003. “Alencar passa a fazer parte de uma galeria de brasileiros que enriqueceram com seus nomes a história dessa premiação e contribuíram para a vida democrática e o processo de desenvolvimento econômico e social do país. Belo-horizontino de coração e de direito, Alencar foi acolhido pela cidade, em 1989, com o Título de Cidadania Honorária, guardado como um de seus valores maiores”, ressaltou Antônio.

Confira aqui as fotos do evento.

Superintendência de Comunicação Institucional