MÉRITO LEGISLATIVO

Câmara vai homenagear personalidades e instituições com o Grande Colar

Além de representantes dos três Poderes, professores, profissionais liberais, entidades religiosas, artistas e outras personalidades e instituições que se destacaram em 2010 serão condecoradas pelo Legislativo Municipal a partir das 19h desta segunda-feira (19/9). A cerimônia será presidida pelo presidente da CMBH, Léo Burguês de Castro (PSDB) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, será o orador.

quinta-feira, 15 Setembro, 2011 - 00:00
Câmara vai homenagear autoridades e personalidades com o Grande Colar

Câmara vai homenagear autoridades e personalidades com o Grande Colar

A solenidade de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pelo parlamento da capital, será realizada na hoje (19/9), às 19h, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A Câmara Municipal de Belo Horizonte vai condecorar pessoas e instituições que se destacaram nos cenários político, econômico, social e cultural no último ano, além de homenagear o ex vice-presidente da República, José Alencar.

Os 78 agraciados de 2011 foram indicados por cada um dos 41 vereadores, pela Mesa Diretora da Câmara e pelo Conselho de Agraciamento da comenda. A cerimônia será presidida pelo chefe do Legislativo de Belo Horizonte, Léo Burguês de Castro (PSDB), e terá como orador o atual governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A lista de homenageados inclui representantes mineiros no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, ministros, secretários de governo, autoridades policiais civis, militares e do Judiciário, profissionais liberais, entidades religiosas, artistas e outras personalidades, cujo trabalho contribuiu em diversos aspectos para o engrandecimento da cidade.  ( Veja a lista completa dos agraciados)

O Grande Colar do Mérito Legislativo foi criado em outubro de 2003, pela Resolução nº 2.050, substituindo a comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal. Ele é outorgado a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira que, por excepcional mérito ou prestação de serviços notáveis, seja considerada merecedora de reconhecimento especial pelo Poder Legislativo de Belo Horizonte.

Patrono ilustre

Neste ano, o ex vice-presidente da República será homenageado como patrono da medalha. De vendedor de tecidos a industrial, a trajetória do mineiro José Alencar Gomes da Silva se divide entre o empresário que fundou um dos maiores grupos têxteis do país e o político que iniciou a vida pública em 1994 e chegou à vice-presidência após ser disputado por diversos partidos. O perfil de homem simples e empreendedor, a imagem de político liberal, as críticas ao governo e a proximidade com o empresariado tornaram o ex vice-presidente um dos políticos mais respeitados no país. Ele faleceu em 29 de março deste ano, vítima de falência múltipla de órgãos, depois de lutar por 14 anos contra uma série de tumores.

Superintendência de Comunicação Institucional