ANEL RODOVIÁRIO

Comissão de Direitos Humanos visitará comunidades do entorno nesta terça-feira

Comissão de Direitos Humanos visitará comunidades do entorno nesta terça-feiraCom o objetivo de conhecer de perto a situação das famílias que vivem no entorno do Anel Rodoviário, que deverão ser removidas e reassentadas em outras regiões em função das obras que serão realizadas na via, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte realizará visita técnica ao local às 8h da manhã desta terça-feira, 1º de março.

A visita técnica foi aprovada durante a audiência pública realizada no último dia 22 de fevereiro, a requerimento da vice-presidente da Comissão, vereadora Neusinha Santos (PT). As obras estão previstas para iniciar em setembro deste ano, e os moradores garantem que até agora não foram procurados pela Prefeitura para receber informações sobre a remoção.

Para percorrer o local e conversar com os moradores, também foram convidados representantes da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel). O ponto de partida da visita será o Posto Curiango, na BR-381, sentido Vitória-BH, nas imediações dos Bairros Nazaré e Goiânia, na Região Nordeste da capital.

“Remoção e reassentamento são processos demorados, rompem laços sociais há muito estabelecidos e não raro causam traumas nas pessoas”, afirmou Neusinha. “O papel da Comissão de Direitos Humanos é zelar para que a dignidade e o direito das pessoas sejam respeitados e criar oportunidades para que elas possam participar democraticamente das decisões sobre seu futuro”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional