Folia no Boulevard: uma conquista da Câmara Municipal
Graças ao empenho da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, formada por vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, neste ano os desfiles de escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte serão realizados na Av. dos Andradas, entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, no local conhecido como Boulevard Arrudas.
Graças ao empenho da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval, formada por vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, neste ano os desfiles de escolas de samba e blocos caricatos de Belo Horizonte serão realizados na Av. dos Andradas, entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, no local conhecido como Boulevard Arrudas. Desde 2004 o evento vinha sendo realizado na Via 240, no bairro Aarão Reis, região nordeste da capital.
Oficializada pela Prefeitura em janeiro de 2011, a transferência do evento para o centro da cidade se concretizou graças aos esforços da Frente Parlamentar, composta pelos vereadores Hugo Thomé (PMN), Leonardo Mattos (PV) e o presidente da Câmara Municipal, Léo Burguês (PSDB), junto ao poder Executivo. A conquista é uma reivindicação antiga das agremiações da Capital, já que o último desfile oficial no Centro foi realizado em 1990, na Av. Afonso Pena.
“Acredito que as discussões em torno do nosso projeto e o trabalho realizado por nós vereadores foram os grandes responsáveis pela decisão”, afirmou Hugo Thomé, fundador e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval e presidente de honra da escola de samba Chame Chame, campeã de 2010.
Léo Burguês, vice-presidente da escola Canto da Alvorada e experiente organizador de eventos, sempre acreditou que o Centro tem condições de sediar a festa e destacou que a proposta levou em conta os cuidados para não danificar o patrimônio da Praça da Estação durante a realização dos desfiles. Para Leonardo Mattos, a Prefeitura acertou em dar maior visibilidade ao carnaval, valorizando o evento como potencial gerador de riqueza para o Município.
A apuração dos vencedores do carnaval 2011 será na sexta-feira, 11 de março às 18h30. A premiação será no dia 18, às 18h, na Câmara Municipal.
Passos da conquista
Uma audiência pública realizada no último dia 28 de dezembro na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Câmara Municipal convidou representantes do poder público e das entidades carnavalescas para discutir a volta do carnaval para o centro da cidade.
Na ocasião, o vereador Hugo Tomé apresentou o projeto que encomendou para o evento com seus próprios recursos, destacando a receptividade demonstrada pela Prefeitura nos encontros realizados no dia 8 e 22 de dezembro, em que a proposta foi debatida.
Ingressos gratuitos
Os desfiles no Boulevard Arrudas começam neste sábado, dia 5, às 19 horas. No domingo, a programação tem início às 21 horas B. Já na segunda-feira, o espetáculo está marcado para começar às 20 horas. Cada escola de samba deve contar com, no mínimo, 250 foliões.
Para este ano, estima-se um público de 90 mil pessoas nos três dias de folia. Os ingressos podem ser retirados mediante entrega de um quilo de alimento não perecível, e estão disponíveis nas sedes das nove regionais da prefeitura ou na Belotur, na Rua Pernambuco, 288, bairro Funcionários, das 9 às 17 horas até a próxima sexta-feira. Não haverá limite de ingressos por pessoa.
A Belotur avisa que não será permitida a entrada sem ingresso. O acesso dos foliões à área do evento será liberado a partir das 18 horas. Todos serão revistados e ninguém poderá entrar com objetos cortantes ou guarda-chuvas.
Superintendência de Comunicação Institucional