SAÚDE E SANEAMENTO

Aprovadas 50 visitas técnicas a equipamentos de saúde em BH

Audiências públicas de prestação de contas do SUS foram agendadas para março, maio e setembro

quarta-feira, 15 Fevereiro, 2017 - 18:45

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Em reunião realizada nesta quarta-feira (15/2), a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou a realização de 50 visitas técnicas a unidades municipais de atenção à saúde. Centros de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Referência em Saúde Mental e Gerências Regionais de Controle de Zoonoses estão incluídos na lista. O objetivo é fiscalizar, dentre outros aspectos, as condições estruturais, a disponibilidade de pessoal e o funcionamento geral dos serviços prestados à população. As datas de todas as vistorias serão definidas posteriormente. Também na nessa quarta, a comissão aprovou, nos termos da legislação federal, a realização de audiências públicas quadrimestrais de prestação de contas do SUS.

De acordo com o vereador Bim da Ambulância (PSDB), presidente da Comissão de Saúde, a proposta é que o colegiado realize, ao longo desta legislatura, visitas técnicas a todos os Centros de Saúde, UPAs e hospitais de Belo Horizonte. O objetivo é averiguar a existência de eventuais problemas nos equipamentos e encaminhar ao Executivo relatório contendo sugestões sobre as melhorias necessárias, de modo a permitir a qualificação permanente dos serviços de saúde prestados na cidade. “As visitas técnicas são rotinas da comissão. Por meio delas cumprimos nosso papel de fiscalização. O mais importante é que, como realizamos uma série de visitas técnicas no último ano, já chegaremos aos centros de saúde e hospitais com essa bagagem, o que vai permitir um acompanhamento continuado”, destacou parlamentar.

Entre as visitas técnicas aprovadas nesta quarta-feira, constam requerimentos dos vereadores Bim da Ambulância, Cláudio da Drogaria Duarte (PMN) e Flávio dos Santos (PTN) e Irlan Melo (PR).

Segundo o presidente da comissão, requerimentos para a realização de novas visitas devem entrar em pauta em breve.

Conheça aqui a lista completa dos equipamentos a serem visitados pela Comissão de Saúde e Saneamento.

Prestação de contas do SUS

Em atenção à legislação federal, a Comissão de Saúde vai promover, em 2017, três audiências públicas para debater os resultados do Município na gestão dos recursos do SUS. Neste ano, as reuniões quadrimestrais ficaram agendadas para os dias 8 de março, 31 de maio e 27 de setembro, sempre às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. Abertos à participação popular, os encontros vão tratar dos investimentos realizados, dos resultados obtidos e da qualidade dos serviços dispensados aos usuários.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Bim da Ambulância, Catatau da Itatiaia (PSDC) e Flávio dos Santos. 

Superintendência de Comunicação Institucional