AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão discute campo de futebol no Santa Terezinha

Área teria sido inutilizada após saída do Cirque Du Soleil

quinta-feira, 29 Agosto, 2013 - 00:00
Área de lazer no Bairro Santa Terezeinha teria sido inutilizada após saída do Cirque Du Soleil

Área de lazer no Bairro Santa Terezeinha teria sido inutilizada após saída do Cirque Du Soleil

A Comissão de Administração Pública realizou audiência na quarta-feira (28/8), na Câmara Municipal, para discutir problemas dos moradores do Bairro Santa Terezinha devido à retirada do campo de futebol na Avenida Clóvis Salgado, para implantação do Cirque Du Soleil, em janeiro de 2012. Na época, ficou acordado entre os clubes de futebol e a Prefeitura, por meio de documento de permuta, que após a retirada do circo seria implantado novo campo de futebol para utilização da comunidade, que inclui vários bairros além do Santa Terezinha. Representantes de clubes, escolinhas de futebol e projetos sociais reclamaram que a área está inutilizada e a obra não foi iniciada.

O requerente da audiência e presidente da Comissão, vereador Professor Wendel (PSB), contou um pouco da história da área, que já chegou a abrigar três campos de futebol com infraestrutura como vestiários e iluminação. “A gente acompanha a região há muitos anos e sabe que são mais de 20 clubes que fazem uso daquele espaço, utilizado também por escolinhas de futebol e projetos sociais. Temos ali o futebol amador e grandes clubes fizeram história”, explicou. Ele também garantiu que o esporte é uma das bandeiras pelas quais luta na Câmara, principalmente em se tratando do esporte amador, lembrando – no que foi reforçado por vários representantes presentes – da importância dessa atividade para prevenir o uso e tráfico de drogas entre crianças, adolescentes e jovens.

O representante do Juventus Futebol Clube, Luiz Alberto Serrano, na região há 12 anos, afirmou que a comunidade está, na verdade, há mais de dois anos sem o campo, que também serve como área de lazer. Reclamou, ainda, que já participou de várias reuniões e nada foi resolvido, acarretando muitas dificuldades: “Eu fico revoltado, porque tem menino treinando num espaço de 30X10 m. E não é só ele, são os pais, as pessoas que me telefonam. Não há times nem campo pra treinar”.

Atrasos

Já o representante da Associação Recreativa Itamaraty, Lúcio Ramos, denunciou que o espaço foi passado para o circo de forma irregular, com intervenções violentas na área, tendo consequências inclusive para o lençol freático. Ele também sustentou que a região tem propostas de Parcerias Público Privadas (PPPs) para construção de campos com total infraestrutura, dependendo apenas de liberação da Prefeitura.

Por meio do secretário municipal de Esportes e Lazer, Bruno Miranda, a Prefeitura admitiu atraso nas obras que constavam em contrato, em consequência de entraves burocráticos como, por exemplo, o fato de a área ter sido classificada como “área verde”, tendo que ter sua classificação mudada para abrigar um campo de futebol e um espaço para eventos, como foi definido pela própria Prefeitura. Segundo o secretário, a Sudecap tem um prazo de entrega do projeto executivo até 30/9 e, até 15/10 o Poder Executivo terá o cronograma de obras. O projeto terá recursos de R$260 mil, incluindo contrapartidas do Cirque Du Soleil.

A produtora de eventos responsável pela instalação do circo, Márcia Ribeiro, garantiu que a instituição cumprirá todas as determinações da Prefeitura assim que forem definidas.

Ao final da reunião, o vereador Professor Wendel (PSB) se disse satisfeito com o resultado: “Alcançamos uma solução, e garanto que em momento algum vou deixar de fiscalizar”.

Superintendência de Comunicação Institucional