Tecnologias vistas por prefeito em missão à China em debate nesta sexta (14/11)
A Comissão de Administração Pública e Segurança Pública vai realizar audiência pública nesta sexta-feira (14/11), às 13h, para tratar dos esclarecimentos à população acerca das tecnologias verificadas pelo prefeito Álvaro Damião em viagem internacional à China, que poderiam ser aplicadas em Belo Horizonte. A reunião foi convocada pelo vereador Uner Augusto (PL) e tem como objetivo promover transparência, participação social e fiscalização sobre as iniciativas relacionadas às viagens internacionais do Executivo. Interessados podem acompanhar o debate presencialmente, no Plenário Camil Caram, ou por meio de transmissão ao vivo no portal e no canal da Câmara no YouTube.
Transparência
De acordo com o vereador proponente, a audiência ocorre após declarações do prefeito Álvaro Damião à imprensa nas quais ele afirmou que as viagens internacionais realizadas em 2025 têm como propósito “conhecer novas tecnologias que possam ser aplicadas em Belo Horizonte, com o intuito de modernizar e aprimorar os serviços públicos”.
Para Uner Augusto, há interesse público em compreender quais tecnologias foram observadas, em quais locais e instituições elas foram conhecidas e quais podem ser implementadas de forma prática na cidade — especialmente em áreas estratégicas como mobilidade urbana, saneamento, energia, segurança e saúde.
Ainda segundo o parlamentar, a expectativa é de que a audiência proporcione transparência nas ações do Executivo, clareza sobre os possíveis investimentos e ampliação do controle social sobre as decisões que envolvem o uso de recursos públicos e a adoção de novas tecnologias.
Missão à China
A viagem à China, realizada em outubro, foi a quarta missão internacional do prefeito Álvaro Damião em 2025. Em entrevista, o chefe do Executivo destacou que as visitas a outros países visam “buscar soluções tecnológicas capazes de transformar Belo Horizonte em uma cidade mais moderna, segura e eficiente”.
Durante o lançamento do programa Muralha BH, em outubro, que pretende inibir a ação de criminosos por meio de monitoramento inteligente com câmeras, o prefeito explicou que o projeto é resultado direto das experiências observadas no exterior. “Dentro da nossa cidade, enquadramos o Muralha no que a gente precisa e no que a gente pode fazer. É um processo de segurança pública, de monitoramento e também de mostrar oficialmente que estamos atrás de tecnologias”, afirmou. O programa pretende integrar sistemas de vigilância, análise de dados e controle urbano, inspirando-se em modelos adotados em grandes centros internacionais.
“A audiência pública permitirá transparência, participação da sociedade e fiscalização dos potenciais investimentos e decisões que possam derivar dessas iniciativas”, afirma Uner Augusto.
Outras viagens
Além da missão à China, Álvaro Damião realizou outras três viagens internacionais em 2025. Em Lima (Peru), participou de um evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre parcerias público-privadas. Em Israel, acompanhou encontros e eventos voltados para segurança pública e inovação tecnológica. Na Alemanha, cumpriu agendas comerciais e políticas.
Segundo o Executivo, essas missões internacionais têm a finalidade de buscar experiências e tecnologias que possam ser adaptadas à realidade de Belo Horizonte, contribuindo para o desenvolvimento urbano, econômico e tecnológico da capital mineira.
Função fiscalizadora
Segundo Uner Augusto, a realização da audiência reforça o papel fiscalizador da Câmara. Segundo ele, é dever do órgão garantir que as iniciativas internacionais do município estejam alinhadas ao interesse público e tragam benefícios reais à população.
“É atribuição da Câmara Municipal exercer a função fiscalizadora e promotora do debate público, sobretudo em temas de relevância estratégica para o desenvolvimento urbano e tecnológico de Belo Horizonte”, destaca o vereador.
Convidados
Foram convidados para participar da audiência o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o secretário municipal de Governo, Guilherme Catunda Daltro; o secretário municipal de Relações Institucionais, Qu Cheng; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Henrique Fontoura de Faria.
Superintendência de Comunicação Institucional