Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Em pauta na terça (30), possíveis modelos de transporte por ônibus para BH

Assunto: 
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Ônibus do MOVE parado em garagem
Foto: Tatiana Francisca/CMBH

Na próxima terça-feira (30/9), às 15h, a Comissão Especial de Estudo - Contratos de Ônibus vai realizar audiência pública para debater o modelo vigente de concessão de transporte de passageiros por ônibus na cidade e formas modernas de contrato que poderiam ser adotadas por Belo Horizonte. A concessão atual está prevista para ser encerrada em 2028. A reunião foi solicitada por Fernanda Pereira Altoé (Novo) e outros quatro parlamentares, e foram convidados para participar do encontro especialistas em engenharia de transportes, demografia e urbanismo. Cidadãos interessados podem acompanhar a reunião presencialmente, no Plenário Helvécio Arantes, ou por meio de transmissão ao vivo no portal ou canal da Câmara no Youtube.

Comissão especial

Com a aproximação do término do contrato vigente, os vereadores da Câmara de BH montaram a comissão especial para debater as condições atuais do transporte público na cidade e buscar um novo modelo que ofereça mais qualidade, preços acessíveis e seja ambientalmente mais sustentável. O grupo já promoveu visitas técnicas para avaliar a frota de ônibus e debates que contaram com a participação de trabalhadores e usuários do transporte público, permissionários das linhas suplementares, entidades da sociedade civil e gestores municipais do setor.

Convidados

São aguardados para a audiência o chefe do curso de Engenharia de Transportes do CEFET-MG, Renato Guimarães Ribeiro, que é engenheiro civil pela UFMG, mestre e doutor em Engenharia de Transportes pela UFRJ, com período sanduíche na Universitat Politècnica de Catalunya, na Espanha; e o coordenador do curso de Engenharia de Transportes do CEFET-MG, Guilherme de Castro Leiva, arquiteto e urbanista pela PUC-MG, mestre em Arquitetura e Urbanismo e doutor em Demografia pela UFMG.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
sexta-feira, 26 Setembro, 2025 - 18:15
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Suplementares reclamam de diminuição de valores recebidos por km rodado
Empresa explica como fará apuração das receitas de bilhetagem das concessionárias
Diminuir controle de concessionárias é chave para melhora dos ônibus
Vereadores querem conhecer custos reais da passagem de ônibus
Tópicos: 
Comissão Especial de Estudo - contrato de ônibus
Fernanda Pereira Altoé
Sugestão de pauta