Jovens vereadores vão conhecer funcionamento da Câmara

Iniciando os trabalhos depois de tomarem posse como vereadores mirins, os 41 estudantes que participam do projeto vão se reunir na Câmara Municipal de Belo Horizonte na quarta-feira (15/4), às 13h30, para conhecer o funcionamento do Legislativo Municipal e elaborar o seu Regimento Interno.
Na programação, serão abordados os assuntos Organização dos Poderes, Representação e Mandato, Noções do Processo Legislativo, Plenário, Mesa Diretora, Presidência e Secretaria da Câmara, apresentando-se, ainda, o Regimento Interno da Casa. As reuniões da Câmara Mirim acontecem às terceiras quartas-feiras do mês, de 13h às 16h30, quando os vereadores mirins simulam atividades parlamentares como audiências públicas, apresentação de proposições de leis e votação em plenário.
O Projeto
Em sua 8ª Legislatura, o Projeto Câmara Mirim é fruto de um convênio celebrado entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), somado à parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A partir da edição de 2015, juntou-se como parceiro o Centro Pedagógico da UFMG.
O objetivo do projeto é promover a educação para a cidadania, por meio da formação política e debate de temas relacionados à área social, ambiental, econômica e política dos alunos da Rede Municipal de Educação, tendo como foco a instituição legislativa e utilizando como instrumento pedagógico a formação de um parlamento mirim do Município. No projeto Câmara Mirim, são selecionadas, pela Coordenação de Projetos Especiais da SMED, dez escolas da Rede Municipal de Educação, tendo como critério a indicação de escolas por regionais, de modo a contar com a participação de uma escola de cada regional.
Superintendência de Comunicação Institucional