Audiência debate convênio entre SLU e Rede Sol
Assunto:


Cerca de 40 representantes das cooperativas estiveram presentes e reivindicaram maior participação nas decisões da SLU. “As ações vêm prontas e as cooperativas têm apenas que acatar. É preciso haver mais diálogo para desenvolver nosso trabalho, responsável por geração de renda e proteção do meio ambiente”, defendeu Neli Medeiros, coordenadora da Rede Sol, que é a maior central de cooperativas do Estado, com cerca de 200 pessoas trabalhando na coleta, separação e/ou prensagem de materiais.
Os cooperados reclamam também que a SLU restringiu a vigilância dos galpões para o período noturno, sem prévio acordo com as cooperativas. Outro problema seria a transferência da cooperativa do Barreiro para um novo espaço público que não teria infraestrutura adequada. Os trabalhadores ainda cobram a demora na entrega de equipamentos que já teriam sido comprados.
De acordo com a SLU, as decisões sobre as cooperativas são discutidas mensalmente no Fórum Municipal de Lixo e Cidadania. “A SLU sempre propôs a gestão compartilhada da destinação de materiais, com esforços de ambos os lados e a divisão de custos, ganhos e responsabilidades”, afirmou a Chefe da Divisão de Coleta Seletiva da SLU, Vanuzia Amaral. O órgão mantém convênio com cooperativas nas regionais Pampulha, Oeste, Barreiro, Centro e Venda Nova. Pelo convênio, a SLU coleta o lixo, entrega às cooperativas e oferece subsídios como galpão (alugado ou público), vigilância, água e luz.
Condição nos galpões
Sobre o novo galpão público do Barreiro, a SLU informou que o espaço oferece melhores condições de trabalho e, para alocar todos os cooperados, foi proposta a jornada de dois turnos de 6 horas. Em relação à redução da vigilância, a representante da SLU explicou que o custo da segurança por 24 horas é muito elevado e que durante o dia os cooperados permanecem no galpão, não havendo necessidade de vigia.
O vereador Edinho Ribeiro (PTdoB), autor do requerimento da audiência, solicitou ao vice-presidente da Comissão de Administração Pública, vereador João Oscar (PRP), que fossem enviadas diligências para visitar todos os galpões, a fim de se verificar as condições em que eles operam. João Oscar disse que a proposta vai ser encaminhada para votação na Comissão e ressaltou o interesse de fortalecer a discussão do assunto. Será apreciado ainda requerimento para uma nova audiência pública.
Também estiveram presentes na audiência o vereador Henrique Braga (PSDB); Edivana Mota e Ivaneide da Silva, coordenadoras da Rede Sol; e Maria Patrícia Garcia e Souza, assessora técnica da da SLU.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).
Data publicação:
domingo, 8 Novembro, 2009 - 22:00