Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Em 01/10, estudantes de Engenharia Ambiental , da Faculdade FUMEC, visitam o Legislativo Municipal.

Assunto: 
VISITE A CÂMARA
A visita faz parte do Projeto "A Escola vem à Câmara" e teve por finalidade apresentar aos alunos do 9º e último período do curso de Engenharia Ambiental a Câmara Municipal de Belo Horizonte. No encontro, foi ministrada, por Sulavan Fornazier de Santana, da Escola do Legislativo - ESCLEG -, a palestra "O Estado Moderno e o Poder Legislativo".

Objetivo da palestra

Escola vem à CâmaraO objetivo da palestra foi apresentar aos estudantes o papel da Câmara Municipal e práticas parlamentares, promovendo a cidadania e despertando-os para a importância de sua participação na vida política da cidade. Dando ênfase à formação acadêmica dos alunos, Sulavan apresentou a eles a Câmara como um todo, bem como projetos da Escola do Legislativo. E destacou a importância da visita, tanto na atuação profissional desses universitários, como em sua participação política, como cidadãos.

Conhecimento acadêmico e da legislação

Vereador Leonardo Mattos e Secr.do Meio Ambiente Ronaldo VasconcelosOs universitários são alunos do Professor e Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcelos, que ministra, na FUMEC, a disciplina "Legislação e Política Ambientais", a qual aborda o poder urbano em nivel municipal. Ele abriu o evento, orientando os estudantes para que fiquem informados, não somente quanto à teoria ensinada na universidade, mas, também, quanto a projetos, na área ambiental, que tramitam na Câmara. “Aqui, eles começam a ter noção do que é uma Câmara Municipal, na prática, conhecendo o processo legislativo e compreendendo que os vereadores os representam ”afirmou.

O encontro contou com a presença do Vereador Leonardo Mattos, que ressaltou a importância que o meio ambiente tem em atividades realizadas e projetos que tramitam na CMBH, salientando a relevância do conteúdo apresentado por Sulavan, Coordenador do projeto "A Escola vemà Câmara".

Reflexos na vida profissional

Lídia HerzogA universitária Lídia Ribeiro Herzog, 23 anos, natural de Teófilo Otoni e que veio para Belo Horizonte estudar, não conhecia a Câmara Municipal e gostou da visita. "Acho que todas as escolas particulares e públicas, dos ensinos fundamental, médio e superior, devem apresentar orgãos públicos como a Câmara a seus alunos, pois isso será importante para sua formação e para o exercício de sua profissão", concluiu.