Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Audiência discute situação de imóveis abandonados por obra na avenida

Assunto: 
Notícias

Audiência discute situação de imóveis abandonados por obra na avenidaA situação de abandono de casas que seriam derrubadas para dar lugar a intervenções viárias na Av. Pedro II, próximo à Vila São José, foi discutida em audiência pública solicitada pelo vereador Sérgio Fernando (PHS), na reunião da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana desta quinta-feira (7).

As obras que levaram à desapropriação dos imóveis, hoje paralisadas, visam a interligação das avenidas Tancredo Neves e João XXIII à Pedro II e a construção de uma estação do sistema de trânsito rápido por ônibus (Bus Rapid Transit - BRT) no local.

Os moradores da região estão incomodados com as casas, parcialmente demolidas após a remoção de famílias que viviam no local, que hoje estão servindo de ponto de encontro de traficantes e venda de drogas, além de depósito de lixo clandestino, propiciando a proliferação de ratos e insetos, inclusive o mosquito da dengue.

O vereador Sérgio Fernando exibiu imagens atuais da região, que comprovaram o cenário classificado por ele como “crítico”. “Temos que agir rapidamente para mudar esta situação, pois tende a piorar com o passar do tempo”, disse o parlamentar.

Obras retomadas

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, contou que a obra foi paralisada porque a construtora inicialmente responsável pelo projeto abandonou o empreendimento, e apenas no início de fevereiro foi assinado contrato com outra empresa.

Entretanto, o secretário anunciou que dentro de 15 dias os entulhos serão retirados e os todos os imóveis desapropriados serão demolidos. Cerca de mil famílias já foram retiradas do local, e outras mil devem se mudar a partir de maio.

Valadares garantiu que, apesar do atraso nas obras, que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o empreendimento ainda está dentro do cronograma e deve terminar em outubro deste ano.

Assista ao vídeo da reunião

Saneamento

O secretário da Regional Noroeste, Ajalmar José da Silva, acatou a sugestão do vereador Sérgio Fernando de acionar a Vigilância Sanitária para dedetizar a área e eliminar os focos de dengue. Com relação ao lixo jogado clandestinamente, ele declarou que a secretaria vem trabalhando no sentido de conscientizar a população para que evite despejar entulho no local.

Também estiveram presentes na audiência o vereador Bruno Miranda (PDT) e diversos moradores dos bairros Vila São José e Jardim Aurora.

Superintendência de Comunicação Institucional