Comissão de Educação vai debater situação do ensino médio em Venda Nova

Por solicitação do vereador Valdivino (PPS), a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Esportes, Lazer e Turismo da Câmara Municipal de Belo Horizonte fará audiência pública nesta quarta-feira (13/11) com a finalidade de discutir a situação do ensino médio na região de Venda Nova. O encontro, que reunirá representantes da Prefeitura, governo estadual e escolas locais, será às 13h, no plenário Camil Caram.
Segundo Valdivino, a solicitação da audiência partiu das queixas apresentadas pela população de Venda Nova, que vem sofrendo com a crescente deficiência de vagas para o ensino médio. O parlamentar aponta que apenas um terço dos estudantes que completam o 9º o ano do ensino fundamental encontram vagas para o ensino médio na própria região, sendo que a maioria tem de se deslocar para outras regionais ou para a área central da cidade.
Considerando os custos e as deficiências do sistema público de transporte, a indisponibilidade de vagas em escolas públicas próximas à residência dos alunos dificulta a continuidade dos estudos, agravando o problema da evasão escolar que, de acordo com relatório da ONG Todos Pela Educação, concentra as maiores taxas nessa etapa da educação básica.
Durante a aprovação do requerimento, na reunião do dia 30 de outubro, o presidente da Comissão, Professor Ronaldo Gontijo (PPS), observou que algumas escolas da região de Venda Nova ainda oferecem vagas no ensino médio, que, de acordo com o vereador, é de responsabilidade do estado e não do município.
Debate envolve estado e município
Além de representantes das escolas da região, foram convidadas para debater a questão as secretárias municipal e estadual de Educação, Sueli Baliza Dias e Ana Lúcia Gazzola; o secretário e a gerente de Educação da Administração Regional Municipal Venda Nova, Claudio Sampaio e Gláucia Saraiva; a deputada estadual Luzia Ferreira; e o presidente da Comissão Ronaldo Gontijo (PPS).
Superintendência de Comunicação Institucional