Vereadores propõem medidas para qualificar atendimento aos turistas

Visando desempenho eficiente do município como sede de alguns jogos do maior evento do futebol mundial, tramitam no Legislativo da capital projetos de lei que preveem a capacitação de servidores públicos, taxistas, motoristas de coletivos e auxiliares de bordo, preparando-os para prestar melhor atendimento e serviços aos turistas, especialmente os estrangeiros, aguardados para a ocasião.
Publicado em março deste ano, aguarda apreciação do plenário em 1º turno o PL 1542/11, de Joel Moreira Filho (PTC), que determina a capacitação e treinamento de servidores municipais que trabalhem em contato direto com o público nas secretarias de Governo, Saúde, Belotur, BHTrans, Guarda Municipal e outros órgãos que venham a ser considerados pertinentes, com vistas ao atendimento do turista.
A proposta permite a celebração de convênios com entidades privadas, instituições de ensino superior e de idiomas para a realização dos treinamentos, observando-se o uso do Inglês e de outros idiomas, conforme o país de origem das seleções que jogarão em Belo Horizonte. Nos âmbitos de saúde e segurança, o município poderá firmar convênio com o Executivo Estadual e Federal para desenvolver, em conjunto, mecanismos para atender ao turista da melhor forma possível.
O texto prevê ainda o desenvolvimento de uma central bilíngue de atendimento ao turista e a instalação de quiosques nos principais pontos turísticos da cidade, shoppings e, mediante convênio, em outros municípios, além da criação de um Conselho Administrador com representantes de todas as secretarias e órgãos relacionados ao evento, que terá a função de definir estratégias, pessoal, equipamentos, organização e outras medidas.
Agentes de transporte
Também para atender às demandas da Copa do Mundo, o vereador Paulinho Motorista (PSL) apresentou, em maio, o PL 1656/11, que cria o programa municipal de treinamento em língua inglesa e espanhola para motoristas de táxis, coletivos e auxiliares de bordo. A proposta está em fase de apreciação pelas comissões, em 1º turno.
O texto assegura o oferecimento de cursos básicos nos dois idiomas para os profissionais mencionados. O programa de treinamento será criado pelo poder público através da BHTrans e secretarias municipais de Cultura e Educação, em parceria com o Sindicato dos Taxistas e das empresas de ônibus, e poderá ser efetivado com a colaboração de instituições e pessoas com formação nos dois idiomas.
A adesão será voluntária e os capacitados receberão certificação do Comitê Gestor da Copa de 2014, além de acesso e criação de pontos e itinerários próprios e diferenciados.
Para o autor, a comunicação adequada em língua inglesa e espanhola para os turistas estrangeiros configura elemento de marketing promocional da cidade para todo o país e para o exterior. “O programa impactará positivamente os órgãos de trânsito e transporte público de BH com a prestação qualificada de serviços de turismo e de informação, em consonância com as necessidades do turista estrangeiro”.
Cessão de servidores
Começou a tramitar em agosto outro projeto que visa o melhor desempenho da capital mineira como sede dos jogos. O PL1792/11, assinado pelos vereadores Carlúcio Gonçalves (PR), Heleno (PHS), Joel Moreira Filho (PTC), Márcio Almeida (PRP) e Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PTdoB), dispõe que o Executivo poderá disponibilizar até 1% dos servidores efetivos municipais para trabalhar junto ao órgão responsável pela organização do evento.
Os autores alegam a responsabilidade da Prefeitura e a necessidade do maior número possível de pessoas para atuar na organização, atendimento do público e outras atividades pertinentes a um evento desta magnitude.
Superintendência de Comunicação Institucional