Sete vereadores da capital são eleitos deputados

Representantes dos cidadãos de Belo Horizonte em atividade no Legislativo Municipal vão defender os interesses da cidade e do Estado na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Com 100% das urnas apuradas, o resultado oficial das eleições realizadas no dia 3 de outubro aponta sete vereadores vitoriosos na disputa. O número expressivo, 17% do parlamento municipal, mostra a aprovação dos eleitores pela atual bancada de vereadores. Anselmo José Gomes Domingos (PTC) vai para a Assembléia Legislativa em 2011, para seu primeiro mandato como deputado estadual, com 38.109 votos. Eleito vereador duas vezes na capital, em 2004 e 2008, é o atual secretário-geral da Câmara Municipal. Natural de Campos Altos, o vereador tem 50 anos e começou na vida política no movimento estudantil, tornando-se também assessor do pai, o ex-vereador Doutor José Domingos, que exerceu cinco mandatos consecutivos na Câmara de Belo Horizonte. É formado em Direito e presidente estadual do PTC desde 2002.
Fred Costa (PHS) foi eleito deputado estadual com 38.419 votos para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa.
É vereador em Belo Horizonte com dois mandatos: eleito em 2004 e 2008. Foi presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal. Natural de Belo Horizonte, tem 33 anos e desde muito jovem atua em movimentos sociais. Esteve à frente da presidência da Associação de Moradores do Bairro Santa Lúcia durante sete anos. Foi membro do 1º Conselho Municipal da Juventude do Diretório Acadêmico de Direito do UNI- BH e colaborador da OAB Jovem.
João Vítor Xavier (PRP), da Itatiaia, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, com 56.956 votos. Vereador desde 2008 e radialista, é vice-líder do governo na Câmara e presidente da Frente Parlamentar do Idoso. Natural de Belo Horizonte, o jornalista tem 28 anos e integra a equipe de esportes da Rádio Itatiaia desde 2000. Começou como repórter e há sete anos apresenta o Programa Bastidores.
Luzia Ferreira (PPS), presidente da Câmara Municipal, foi eleita para seu primeiro mandato como deputada estadual, com 50.620 votos. Natural de Perdigão, aos 59 anos, a vereadora está em seu segundo mandato e foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Casa. É coordenadora do Fórum Nacional de Presidentes de Câmaras de Capitais do Brasil. Foi administradora das Regionais Oeste e Venda Nova (1997-2000) e, em 2001, esteve à frente da Regional Nordeste. Participou da Secretaria Executiva do Conselho Estadual da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em 1996 e 1997. É Bióloga e pós-graduada em Administração Pública.
Paulo Lamac (PT), líder de governo na Câmara Municipal, assume em 2011 seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, eleito deputado estadual com 50.966 votos. Lamac tem 38 anos e nasceu em Belo Horizonte. Em seu segundo mandato, foi vice-líder do então prefeito Fernando Pimentel, em 2007. Em 2008, ano em que foi reeleito para novo mandato no Legislativo municipal, foi também escolhido secretário geral do Conselho Municipal de Educação. Engenheiro e pós-graduado em marketing, é professor e um dos fundadores da Associação Pré-UFMG, instituição sem fins lucrativos que facilita o acesso de estudantes de baixa renda às universidades públicas.
Pastor Carlos Henrique (PRB) foi eleito com 35.983 votos para seu primeiro mandato como deputado estadual.
Pastor evangélico, natural do Rio de Janeiro,tem 40 anos. É vereador em Belo Horizonte pelo terceiro mandato consecutivo, eleito em 2000, 2004 e 2008. É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e atua como missionário há duas décadas. Ocupou a 1º Secretaria e a Corregedoria da Câmara e é seu atual vice-presidente da Comissão de Legislação e Justiça.
Luís Tibé (PTdoB) vai para a Câmara dos Deputados em 2011, eleito deputado federal com 58.659 votos. Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, foi presidente da Comissão de Administração Pública, responsável por apreciar e aprovar projetos relacionados ao gerenciamento da Prefeitura de Belo Horizonte. Nascido na capital, tem 39 anos e em 2007 fundou a Organização Não-Governamental (ONG) Valorizar. Educação e emprego são as duas prioridades da entidade, localizada no bairro Concórdia, na região Nordeste da cidade, onde são oferecidos mais de 40 cursos gratuitos.
Suplentes
Os vereadores eleitos para mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados tomam posse em fevereiro de 2011, e até lá permanecem no Legislativo Municipal. Assim que seus cargos foram declarados vagos, serão convocados seus suplentes: Carlúcio Gonçalves/PR (suplente do Pastor Carlos Henrique), Heleno/PHS (suplente de Fred Costa), Joel Moreira/PTC (suplente de Anselmo José Domingos), Marcio Almeida/PRP (suplente de João Vítor Xavier), Silvia Helena/PPS (suplente de Luzia Ferreira), Tarcísio Caixeta/PT (suplente de Paulo Lamac) e Toninho Pinheiro da Vila Pinho/PTdoB (suplente de Luís Tibé).
Assista a resportagem que fala do perfil dos sete vereadores acima
Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional.