Ex-vereador, João Batista Alves dos Reis, faleceu este domingo

João Batista Alves dos Reis, ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, faleceu no dia 12 de setembro de 2010, sendo sepultado nesta segunda-feira, 13 de setembro, no Cemitério do Bonfim.
Como médico cardiologista, João Batista Alves dos Reis dedicou todo o seu trabalho na Câmara Municipal de Belo Horizonte em defesa da saúde pública. Durante os 12 anos em que foi vereador, entre 1951 a 1963, ele contribuiu decisivamente no combate aos dois grandes males da época, a gastrenterite e a chamada gripe asiática.
Em 1955, João Batista Alves dos Reis (PSD) se tornou Vice-Presidente da Câmara, na gestão de Gerardo Henrique Machado Renault, ano em que também foi membro da Comissão de Saúde e Assistência da Casa até 1956.
João Batista Alves dos Reis chegou à presidência do Legislativo Municipal, no início de 1957. Apoiado pela coligação PSD-PTB-PSP, venceu seu colega José Veiga Martins, na eleição em 15 de janeiro, formando a Mesa Diretora com o Vice-Presidente, Geraldo Pereira Sobrinho; o Primeiro-Secretário, João de Paulo Pires e o Segundo-Secretário, José Luiz Fernandes.
Incansável no combate aos males que cometiam os belo-horizontinos, principalmente as crianças, João Batista Alves dos Reis trabalhou e contribuiu com melhorias no saneamento básico, visando os tratamentos de água, esgoto e coleta de lixo na capital. Como médico e parlamentar ele tinha uma grande preocupação em combater a mortalidade infantil.
Dentre as principais atividades desenvolvidas em sua gestão, destacam-se as 140 sessões realizadas, com a apresentação de 142 Projetos e 61 Proposições convertidas em Leis. Doze de um total de 16 se transformaram em Resoluções.
João Batista Alves dos Reis encerrou seu mandato com 76 servidores na Secretaria da Câmara. Sua grande preocupação era com a falta de espaço físico daquele prédio da Rua da Bahia, diante da dificuldade encontrada para a distribuição de serviços rotineiros.
Em 1959 se tornou membro da Comissão de Legislação e Justiça, ano em que também foi suplente das Comissões de Educação, Saúde e Assistência Social; de Obras Públicas, Urbanismo, Transporte e Serviços de Utilidade Pública.
Nascido na cidade mineira de Lamim, em 17 de dezembro de 1920, João Batista Alves dos Reis se transferiu em 1932, para Belo Horizonte, onde se formou em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como médico, trabalhou e se aposentou pelo Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).
Dedicando-se à literatura, lançou em 2006, seu primeiro livro, “Moisés, Jesus Cristo e João Paulo II”. A segunda publicação, intitulada “Aquecimento Global” ocorreu em setembro de 2008.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.