Câmara homenageia José “Zito” Vieira

A Câmara Municipal de Belo Horizonte entregou Título de Cidadania Honorária a José “Zito” Vieira Filho, no dia 25 de março, no Plenário Amynthas de Barros. A solene, que contou com apresentação artística dos grupos culturais “Netinhas de Sinhá” e “Meninas de Sinhá”, foi presidida pela vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), autora da iniciativa.
Maria Lúcia Scarpelli fez discurso em homenagem a “Zito” Vieira e ressaltou que a identificação de José Vieira Filho com as causas sociais, a cidadania e a soberania justificavam a concessão do Título de Cidadania Honorária.
A parlamentar salientou que “Zito” Vieira sempre lutou por uma sociedade justa, sem preconceitos e desigualdades, onde prevaleça a dignidade da pessoa humana. Comentou sobre a trajetória de militância política do homenageado na União da UJS, em movimentos estudantis e na presidência do PCdoB, bem como sua participação em campanhas de importantes políticos do país.
Wadson Ribeiro destacou o compromisso de “Zito” Vieira com o fortalecimento da atuação da juventude do PCdoB. Salientou a relevância da militância dos jovens para o futuro dos partidos políticos e parabenizou o homenageado, em nome da Presidência da República, pelo Título de Cidadania Honorária. Jô Moraes, por sua vez, destacou e agradeceu a presença de militantes do PCdoB na solenidade e ressaltou a importância do partido para o desenvolvimento sustentável do País.
Militância política
O deputado estadual Carlin Moura ressaltou a relevância do apoio dos familiares à militância política do homenageado. Chamou a atenção para a importância simbólica do recebimento do Título de Cidadania Honorária por “Zito” Vieira, coincidentemente no dia em que o PCdoB completa 88 anos de fundação. Afirmou que a homenagem se deve aos trabalhos relevantes prestados por “Zito” Vieira ao Município; para o parlamentar, Zito sempre será um importante exemplo e referência no PCdoB.
Rogério Avelar ressaltou ser o Título de Cidadania Honorária um símbolo do reconhecimento da busca, pelo homenageado, da construção de uma sociedade justa e fraterna. Expressou a expectativa de que a eleição de “Zito” Vieira a senador possa resgatar a dignidade do Senado Federal.
Ao discursar, “Zito” Vieira agradeceu à vereadora Maria Lúcia Scarpelli e à Câmara pela homenagem e dedicou o Título aos militantes do PCdoB, falando de sua satisfação por ser cidadão belo-horizontino e por participar dos movimentos político-sociais do Município. Falou, ainda, do compromisso, como cidadão de belo horizonte, de honrar o Título recebido.
Durante a solene, foram lidas mensagens encaminhadas ao homenageado pela prefeita interina de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira (PPS); pelo secretário Nacional da Organização do PCdoB, Walter Sorrentino; pelo deputado Dalmo Ribeiro; pela prefeita de Barbacena, Danuza Bias Fortes (PMDB), e exibido um vídeo institucional sobre os 88 anos de fundação do PCdoB.
Participaram da cerimônia a esposa do homenageado, Abgair Brito Coutinho; o vereador Paulo Lamac (PT), líder de governo na Casa; o prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar (PPS); a deputada federal Jô Moraes; a presidente do PCdoB de Belo Horizonte, Dalva Stela Rodrigues; o deputado Estadual Carlin Moura; o ex-vereador Paulo Augusto dos Santos ´Paulão´; o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro; a representante das entidades de defesa dos direitos humanos, Gilse Cosenza; o vereador Antônio Carlos Aranha Ruas, representante da Prefeitura e da Câmara Municipal de Nanuque; e a presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Viviane Adriana Xavier.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).