Projeto recebe 13 instituições de ensino em 2009
Assunto:

Proporcionar a alunos de escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior da rede pública e privada de Belo Horizonte a oportunidade de uma maior aproximação com o Poder Legislativo Municipal é o objetivo do Projeto Escola Vem à Câmara, que recebeu, durante o ano de 2009, a visita de 13 instituições de ensino. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pelos diferentes setores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, seguida de uma visita às várias dependências do Legislativo Municipal.
O Escola Vem à Câmara, coordenado pela Escola do Legislativo da Casa, visa a oferecer aos estudantes uma compreensão da importância, da função e do funcionamento da CMBH, a explicar o papel dos parlamentares municipais no Estado democrático e como se dão os processos de criação das leis e de fiscalização exercidos pela Casa, bem como os mecanismos de participação popular no Legislativo. O objetivo final é contribuir com a formação cidadã dos alunos e, ao mesmo tempo, abrir as portas para a participação desses futuros cidadãos na Câmara e em todas as demais instituições da sociedade brasileira.
Com a iniciativa, a Escola do Legislativo pretende, também, aproveitar uma fase diferenciada da formação da criança, do adolescente e do jovem: a fase escolar, quando o exercício dinâmico da mente absorve e desenvolve experiências e conceitos que tornam o sujeito um cidadão consciente e com o conhecimento necessário para atuar de forma positiva na sociedade, contribuindo para a consolidação da democracia.
Perspectivas 2010
O Escola Vem à Câmara é coordenado pelos servidores Sulavan Fornazier e Aléxis Lopes Filgueiras, da Escola do Legislativo. Na avaliação de Sulavan, o ano de 2009 foi bastante positivo e de muito trabalho.
Em 2010, o Projeto passará por uma reformulação, que será futuramente divulgada no site, segundo informa Aléxis Filgueiras. O objetivo das mudanças é incrementar o conteúdo didático do Projeto e dar-lhe consistência pedagógica.
As visitas do Projeto estarão abertas a todas as escolas, faculdades e universidades, públicas ou privadas, que tenham interesse em conhecer o trabalho desenvolvido na Câmara.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).
Data publicação:
terça-feira, 19 Janeiro, 2010 - 22:00